Black Friday Ubannet

15/12/2015 às 01h56m - Atualizado em 19/12/2017 às 08h20m

Timbaúba: Incêndio atinge área de Mata Atlântica em Xixá

Fogo destruiu cerca de cinco hectares de mata preservada e plantações de bananas.

Um incêndio de grandes proporções atingiu parte da Mata Atlântica, em Xixá, na zona rural de Timbaúba, várias árvores foram totalmente destruídas. O fogo começou na quarta-feira (9) e moradores da localidade não sabem informar a origem do incêndio. Além da biodiversidade, algumas plantações de bananas, principal economia daquela região, também foram queimadas.

O Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco foi acionado pelo governo municipal, porém, a viatura de incêndio da unidade mais próxima que fica em Goiana estava quebrada. Já no Grupamento de Bombeiros de Vitória de Santo Antão, havia apenas um veículo para atender a região. Foi necessário o deslocamento de uma equipe da cidade de Caruaru, chegando em Timbaúba no final da tarde do sábado (12), quando o incêndio já havia sido controlado.

Segundo informações repassadas com exclusividade ao site Timbaúba Agora, um proprietário de terras preocupado com a destruição das matas e das plantações de bananas reuniu vários trabalhadores rurais do local e formou uma frente para combater o fogo. Com bastante esforço, o grupo conseguiu conter o avanço das chamas, controlando completamente o incêndio. Fomos informados também que foram queimados cerca de cinco hectares de mata preservada e bananeiras.

Xixá está localizada na Serra do Mascarenhas, região que forma o Refúgio de Vida Silvestre Matas de Água Azul, área de extrema importância biológica, e é a maior parte dos remanescentes florestais ainda existentes na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Área que abriga várias espécies da fauna e da flora. Abriga também muitas nascentes de rios que compõem a bacia hidrográfica do rio Goiana, além da rica e importante diversidade biológica. Esta área apresenta atributos paisagísticos que merecem ser protegidos pela sociedade e pelo Estado.

Por Reginaldo Silva da equipe do Timbaúba Agora

Imagens: Romário Melo



Clique sobre a foto desejada para ampliar

Comentários

Outras notícias