Black Friday Ubannet

14/11/2018 às 18h28m - Atualizado em 15/11/2018 às 09h09m

Joanna Maranhão e outros grandes atletas brasileiros são destaque na abertura dos Jogos Escolares da Juventude

Parte da delegação pernambucana já chegou a Natal e também participou da cerimônia; competições seguem até o dia 26

jogos_escolares-nata

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), realizada na noite desta segunda-feira (12) em Natal, contou não apenas com delegações de todos os estados do país, mas também com a participação e o apoio de vários atletas e ex-atletas brasileiros. Nesse cenário, Pernambuco esteve muito bem representado por Joanna Maranhão, ex-nadadora com quatro olimpíadas e oito medalhas pan-americanas no currículo, que também aproveitou para bater um papo com os nossos jovens atletas, dos quais 25 vão disputar justamente as competições de natação.

Joanna é uma das embaixadoras dos Jogos da Juventude 2018, como Etiene Medeiros foi na edição anterior, e se juntou a outras figuras históricas do esporte brasileiro, como Daniele Hypolito e Tiago Camilo, como embaixadora desta edição. Os JEJ vão até o dia 26 de novembro. A delegação pernambucana é composta por 281 atletas, técnicos e oficiais, sendo que 67 já se encontram na capital potiguar para competir com cerca de 5 mil atletas de todo o Brasil, além de uma pequena delegação japonesa que foi convidada.

“É a quarta ou quinta vez que sou embaixadora dos jogos e gosto muito de vir para estar perto dos jovens, com tantos sonhos e no período crítico da adolescência. Por isso eu gosto de estar perto, mostrar para eles que dá tempo de conciliar tudo. E gosto muito de eventos escolares, que aliem a importância de ser atleta e continuar estudando. Desejo muito sucesso a delegação de Pernambuco” explica a nadadora brasileira mais bem colocada em uma Olimpíada, Joanna Maranhão.

Neste primeiro momento dos jogos acontecem as disputas de ciclismo, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez, realizadas entre 13 e 15/11. A segunda fase será entre 17 e 20/11 com as competições de atletismo, badminton, futsal e voleibol. O último momento de competição, entre 22 e 25/11, terá os jogos de basquetebol e handebol e as lutas de judô e luta olímpica, com o encerramento dos Jogos da Juventude no dia 26.

Pernambuco chega à competição como uma das principais forças do Nordeste graças aos resultados obtidos na fase regional dos Jogos da Juventude. Realizada também em Natal, entre 12 e 16 de setembro, a fase contou com os esportes coletivos, classificando os finalistas para a fase nacional. Na ocasião, a delegação pernambucana, composta por 139 pessoas, obteve a primeira colocação geral com 11 medalhas conquistadas.

“Nós já comemoramos o fato de termos uma das maiores delegações do país e agora confiamos no rendimento e no empenho de todos os atletas pernambucanos e técnicos para as disputas desses jogos, que são um momento de muita emoção e integração para quase cinco mil jovens de todo o país”, comentou o secretário executivo de Esportes e Lazer de Pernambuco, Diego Pérez.

Na etapa nacional, Pernambuco estará sendo representado nas seguintes modalidades: basquetebol (4 equipes/36 atletas); futsal (3 equipes /27 atletas); handebol (2 equipes/21) atletas) voleibol (2 equipes/18 atletas); atletismo (40 atletas); badminton (6 atletas); ciclismo (4 atletas); ginástica rítmica (3 atletas); natação (25 atletas); vôlei de praia (4 atletas); tênis de mesa (6 atletas); xadrez (4 atletas); judô (32 atletas) e luta olímpica (12 atletas). Teremos ainda 31 técnicos de diferentes modalidades e 12 oficiais completando a delegação. Foto: COB/Divulgação

 

Comentários

Outras notícias