Black Friday Ubannet

07/11/2018 às 03h36m - Atualizado em 08/11/2018 às 08h19m

Pernambuco: Seminário aborda Impactos do Envelhecimento na Saúde Mental do Homem Idoso

Tema será debatido nesta quinta-feira (08.11), na sede da SES, em alusão ao Novembro Azul

novembro_azul
 
Em alusão ao Novembro Azul, campanha de conscientização realizada por diversas entidades focada nas doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Governo de Pernambuco, por meio das Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Saúde (SES), promove nesta quinta-feira (08.11), o I Seminário sobre as Concepções de Saúde do Homem Idoso. O tema central do encontro, que ocorre no bairro do Bongi, no auditório da SES, das 9h às 13h, está voltado para os Impactos do Envelhecimento na Saúde Mental. 
 
O público alvo do seminário são gestores e profissionais que atuam nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e em Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs), além de grupos de idosos da Região Metropolitana do Recife, representantes de conselhos de direitos e de instituições de ensino superior em Saúde. O evento será transmitido por videoconferência para todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado, com exceção da I Geres, com sede no Recife.  
 
"Considerando a preocupação com o envelhecimento e o respectivo cuidado com a pessoa idosa é importante que se fortaleçam debates e se promova o diálogo sobre essas questões e este público específico. O Governo de Pernambuco, por meio destas duas pastas, tem trabalhado fortemente no sentido de cumprir o compromisso nacional para o envelhecimento ativo, promovendo emancipação e protagonismo. É necessário, portanto, valorizar o emponderamento da pessoa idosa para que ela se torne agente ativa no processo de cidadania", comenta a gestora de Saúde do Homem e do Idoso da SES, Valeria Pastor.
 
A programação iniciará, às 9h, com a palestra Envelhecimento como disparador para o sofrimento mental: Identificar para ajudar, que será ministrada pela doutoranda Cirlene Francisca Lopes da Silva; seguida da palestra Envelhecimento masculino X saúde mental, a ser ministrada pela especialista em Geriatria, Margarida Maria Carreiro de Barros. "O seminário tem o objetivo de elucidar a importância de qualificar as informações acerca do processo de envelhecimento, bem como a importância da preparação das pessoas para tal processo, considerando o impacto deste sobre as relações pessoais, laborais, com ênfase na saúde mental, a fim de subsidiar ações estratégicas preventivas do sofrimento mental", complementa Valéria Pastor.

Comentários

Outras notícias