30/10/2014 às 09h42m - Atualizado em 30/10/2014 às 18h01m

Deputado timbaubense assume Governo de Pernambuco interinamente

A transmissão do cargo do governador João Lyra para o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa (PDT) ocorreu na manhã desta quarta (29).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, será o governador de Pernambuco até o próximo domingo (dois de novembro). A transmissão do cargo ocorreu na manhã desta quarta (29 de outubro), no Aeroporto Internacional dos Guararapes. O governador João Lyra Neto viajou para Roma, na Itália, onde vai participar do Encontro Anual da Fraternidade Católica. Na próxima sexta (31), Lyra vai prestigiar a apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque para o Papa Francisco.

Uchoa assume o posto na qualidade de segundo nome na linha de sucessão estadual. No último mês de abril, o então vice-governador João Lyra substituiu Eduardo Campos, quando o ex-governador deixou o cargo para disputar a Presidência da República, vindo a morrer em agosto, vítima de acidente aéreo. Dessa forma, Lyra não possui vice.

De acordo com o presidente da Alepe, desempenhar tal função é um exercício dignificante e representa uma grande responsabilidade perante todos os pernambucanos. O primeiro vice-presidente da Alepe, Marcantônio Dourado, do PSB, assume a presidência da Casa até o retorno de Uchoa.

Natural de Timbaúba, na Zona da Mata Norte, Guilherme Uchoa está no quinto mandato no Parlamento Estadual. À frente da Presidência da Casa desde 2007, já comandou interinamente o Governo do Estado, por duas ocasiões, em maio e outubro de 2007. Formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Uchoa também foi escrivão da Polícia Civil por dez anos. Bacharel em Direito pela UFPE, atuou como juiz em diversas comarcas. Em 1990, foi coordenador de propaganda eleitoral em Pernambuco e ocupou, ainda, o cargo de secretário de Assuntos Jurídicos em Itamaracá e Paulista.

Comentários

Outras notícias