Black Friday Ubannet

09/10/2016 às 15h27m - Atualizado em 09/10/2016 às 16h07m

Estagiários de Saúde ameaçam entrar em greve nesta segunda

Decisão partiu de uma assembleia entre 29 estudantes de enfermagem da Secretaria Estadual de Saúde, realizada nesta última sexta-feira (7)

Estagiários de enfermagem da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco pretendem entrar em greve a partir desta segunda-feira (10). A decisão partiu de uma assembleia entre os 29 estudantes ligados ao órgão, realizada nesta última sexta-feira (7), no departamento de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), no Recife.

As reivindicações se referem ao atraso da bolsa mensal, bem como ao reajuste da remuneração, que não é alterada há treze anos.

Um estagiário que não quis ter o nome revelado informou que para conseguirem uma vaga de estágio na SES, todos os candidatos tiveram que passar por um concurso de grande concorrência, mas que apesar disso, os convocados recebem apenas uma bolsa no valor de R$ 250 e ajuda de passagem de até R$ 115,25, a depender da localidade que residam. Ele ressalta ainda que por várias vezes há atraso no recebimento e que os estagiários não têm reajuste salarial desde 2003, o que não aconteceu nos demais departamentos da autarquia. De acordo com o estudante entrevistado, os estagiários executam atividades como busca de doenças de notificações compulsórias, atualização de casos de microcefalia, investigação de registro de óbitos, por meio de prontuários, entre outras atividades.

Em setembro, o grupo havia se reunido com a Secretaria para levantar hipóteses de soluções sobre o assunto e chegaram a estabelecer acordo. Porém, há uma semana, os alunos constataram a impossibilidade devido à quebra de contrato com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), fator que também impossibilita o pagamento das bolsas.

Os estagiários prometem entregar na Secretaria um ofício com as reivindicações na próxima segunda-feira.

Do Portal Leia Já

Comentários

Outras notícias