GB Bateiras

09/10/2014 às 09h29m - Atualizado em 10/10/2014 às 05h52m

Garanhuns abre espaço para a literatura infantil

Primeira edição do Filig vai até domingo (12), com atividades culturais e convidados internacionais

A cidade de Garanhuns recebe a primeira edição do Festival Internacional de Literatura de Garanhuns (Filig), entre os dias 9 e 12 de outubro. Um evento para discussão e divulgação da literatura infantil, promovendo a interação de autores de vários países em torno dos livros e da importância deles na vida de crianças e adultos.

Na programação, que acontece gratuitamente no SESC Garanhuns e no Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo), estão rodas de leitura, performances, oficinas, bate-papo com autores, lançamentos de livros e apresentações artísticas feitas por alunos das escolas municipais de Garanhuns. Uma biblioteca pública ao ar livro e uma feira de livros também compõem o evento.

O tema dessa estreia é Literatura Infantil - Construindo Cidadãos e a curadoria do evento é do escritor Antonio Nunes, coordenador AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil e membro da União Hispanoamericana de Escritores. Toda a programação é gratuita e pode ser vista no site oficial do evento. O festival representa o ápice de um projeto que desde agosto oferece oficinas sobre literatura infantil na cidade com o objetivo é formar multiplicadores de leitura para atuação direta em literatura infantil.

A escolha da cidade se deve a dois motivos: ações desenvolvidas pelo próprio município para formação de leitores, e o patrocínio da Ferreira Costa, empresa que nasceu há 130 anos na cidade, e que procura incentivar a leitura em projetos como o Sala de Leitura, que já implantou mais de 80 salas do tipo com mais de 1 mil livros não didáticos em escolas públicas.

Uma das ações do festival é a distribuição de Kits Leitura para 58 escolas municipais de Garanhuns e seis bibliotecas, com livros infantis que seguem as recomendações da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ) e da curadoria do festival. Além das escolas e bibliotecas, todas as crianças de zero a cinco anos matriculadas na rede pública de Garanhuns vão receber um kit com livros da Coleção Itaú de Livros Infantis.

"O Filig está sendo feito com e para a cidade de Garanhuns, sempre se preocupando em incluir quem é da cidade na programação" conta Lara Holanda, coordenadora de produção da Proa Cultural, organizadora do evento.

Internacional

Além de nativos de Garanhuns e autores brasileiros, o evento também conta com três convidadas internacionais cujo trabalho é referência na literatura infantil. São elas Irene Vasco, Eleonora Arroyo e Florencia Esses.

Irene, colombinana de mãe brasileira, escreve livros premiadas para crianças há mais de 25 anos e traduz obras de brasileiros como Lygia Bojunga, Ana Maria Machado, Moacyr Scliar; Eleonora Arroyo, ilustradora argentina, já trabalhou com diversos autores e participou da mostra de ilustradores argentinos na Feira de Livros Infantis de Bolonha; já Florencia Esses, autora de poesia e contos para crianças, começou como bibliotecária e possui experiência na área de formação de leitores.

"Para mim é emocionante estar no Brasil falando de literatura e trabalhando com pessoas da área. Tudo enriquece meu trabalho, estou sempre aprendendo", fala Irene Vasco. A colombiana chegou a criar uma livraria especializada no assunto, a Espantapajaros (espantalho). Irene abre a programação de palestras falando sobre Formação de leitores – relatos de uma vida dedicada aos livros e à leitura. "Junto com a Argentina e Cuba, Brasil é um dos países com mais tradição na literatura infantil", explica a tradutora.

"Estou agradecida por essa oportunidade. Essa é a primeira vez que venho mostrar meu trabalho em outro país e pra mim isso é ótimo", conta Florencia Esses. A escritora realiza uma palestra com o tema Poesia e trava-línguas: uma iniciação à literatura para crianças menores, no sábado (11).

A ilustradora argentina Eleonora Arroyo encerra a programação com a palestra Um panorama da ilustração argentina, no domingo (12).

O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa e apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação Municipal, do Serviço Social do Comércio (Sesc Garanhuns), da TV Pernambuco (TV PE) e da (AEILIJ).

Serviço

I Festival Internacional de Literatura de Garanhuns - Filig

Quinta (9) a Domingo (12)

Sesc Garanhuns e Parque Ruber Van der Liden (Rua Manoel Clemente, 161 – Centro, Garanhuns)

Gratuito

Comentários

Outras notícias