Black Friday Ubannet

08/10/2016 às 08h44m - Atualizado em 08/10/2016 às 08h51m

8 de outubro, um dia especial para os Nordestinos

Hoje, é o dia do Nordestino. A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense.

Hoje, dia 8 de outubro, é Dia do Nordestino. A homenagem foi criada em São Paulo por abrigar o maior número de nordestinos de todo o Brasil fora do Nordeste. A cultura Nordestina é uma das mais ricas do Brasil, fazendo parte da essência do povo brasileiro através das festas, costumes, danças, crendices e também da culinária.

A herança indígena, a colonização portuguesa e a cultura africana refletiram diretamente na gastronomia local. Todos esses sabores e temperos foram misturados, criando receitas novas, únicas, apimentadas e com muitas nuances.

As condições econômicas e produtivas das suas quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, no litoral, influenciaram diretamente em seus pratos. Frutos do mar e peixes são mais frequentes no litoral, como por exemplo, o bobó, a moqueca e a torta de camarão. Já no sertão, predominam a carne de boi e cabra, como a carne seca, a buchada de bode e o baião-de-dois. Mas não são pratos exclusivos dessas regiões, na Bahia também é muito característico o bobó, mas a receita é feita com azeite de dendê, enquanto em Sergipe é feito com leite de coco artesanal.

Saiba cinco motivos para amar a região Nordeste

Povo alegre
Mesmo diante a uma região de clima seco e com sérias dificuldades como consequência, o povo nordestino ainda permanece apaixonante. Seja pela simpatia ou pela solidariedade, os nordestinos estão presentes em nosso cotidiano pelas danças, músicas, comidas e até crenças religiosas.

Festas carnavalescas
Como fruto desta alegria, o povo nordestino também é caracterizado pelas suas festas de carnaval. Considerado um dos melhores do mundo, é possível encontrar em todos os nove estados da região uma opção diferente para comemorar a data com bastante animação ou tranquilidade diante suas belas praias paradisíacas.

Gastronomia
Se não ganhar pela simpatia, os nordestinos conseguem ganhar pelo "bucho". Com uma culinária original, a região possui um tempero forte, picante e bastante característico. Tapioca, vatapá, cuscuz e acarajé são apenas alguns alimentos de bastante destaque em todo o país.

Praias
Mas apesar da animação e boa comida, muitos preferem destacar as belas praias como o principal motivo para conhecer o nordeste. É nesta parte do Brasil em que estão as famosas praias de Pipa, Maragogi, Morro de São Paulo, Jericoacoara e inúmeras outras, que também são bastante frequentadas por turístas de todo o mundo. Tudo isso sem esquecer a famosa ilha de Fernando de Noronha, que anualmente recebe milhares de turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Cultura
Possuidora de uma tradição cultural forte, a região nordestina é exemplo pelos seus festejos e roteiros históricos. Seja na literatura, cinema, dança ou pintura, os nordestinos se espalham pelo Brasil levando na bagagem tradições folclóricas tradicionais, como festas juninas, boi-bumbá, e até religiões, como o candomblé e umbanda.

Comentários

Outras notícias