01/10/2014 às 13h54m - Atualizado em 03/10/2014 às 12h13m

Outubro rosa: campanha contra câncer de mama tem início

Ações voltadas para a prevenção e cuidados da doença começam quarta-feira

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Se diagnosticado o tumor logo no início, as chances de cura são relativamente grandes. Em todo o mundo, desde meados dos anos 1990, a sociedade se mobiliza para conscientizar a todas e todos (embora raro - cerca de 1% dos que têm a doença - o câncer de mama também pode afetar homens) sobre a importância do exame, diagnóstico precoce e informações sobre este tipo de câncer.

No Recife, a Prefeitura dá início, a partir desta quarta (1), a uma série de ações para a campanha. Durante todo o mês, as Secretarias de Saúde, da Mulher e de Administração e Gestão de Pessoas vão desenvolver ações em todos os Distritos Sanitários da cidade para reforçar a luta contra o câncer de mama. Assim como vários prédios, o edifício-sede da PCR vai ganhar iluminação especial para chamar atenção da causa.

Nesta quinta-feira (2), a ação será voltada para as servidoras da Prefeitura com idade entre 50 e 69 anos. O mamógrafo móvel vai estar no estacionamento das 8h às 17h para a realização gratuita de exames de prevenção. Haverá também palestra sobre o câncer de mama e distribuição de fitas rosas e folders educativos sobre a doença. A programação contará ainda com doação de sangue através da parceria com o Instituto de Hematologia do Nordeste (Hiene) e exames oftalmológicos. O evento faz parte do Programa Servidor de Valor, da Secretaria de Administração, que visa a valorização dos funcionários municipais.

As ações também vão acontecer em várias unidades de saúde (incluindo Unidades de Saúde da Família e Policlínicas) de todos os Distritos Sanitários. As usuárias poderão realizar exames de coleta de citologia oncótica, atividades corporais com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Academia da Cidade. Agentes comunitários de saúde mobilizaram a comunidade incentivando os moradores a realizarem os exames preventivos.

De acordo com a gerente da Política de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do Recife, Ana Karla Mattos, a gestão tem trabalhado durante todo o ano no fortalecimento da prevenção. “Quando realizamos essas campanhas, conscientizamos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de mama, principalmente. Hoje, sobram vagas para exames preventivos na rede municipal”, afirmou Karla.

São realizados mais de 4 mil exames por mês nas clínicas conveniadas e quase 2 mil no caminhão. O veículo passa uma semana em cada Distrito – uma comunidade por dia. No mamógrafo móvel, a demanda é espontânea para as mulheres que fazem parte do grupo de necessidade – com idade entre 50 e 69 anos. É preciso levar cartão do SUS e documento de identidade. Nas clínicas, o exame é oferecido – através de encaminhamento – para as pacientes que não estão dentro do grupo prioritário.

Confira toda a programação realizada pela PCR aqui

A antena da TV Globo Nordeste, em Santo Amaro, e a fachada do Shopping RioMar, no bairro do Pina, também exibem iluminação rosa durante todo o mês. Em parceria com a ONG CasaRosa, o RioMar também conta com algumas atividades, como a instalação do stand da ONG (no piso térreo até esta quinta, 3), onde haverá agendamento gratuito de 100 mamografias, e uma série de palestras no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, sobre prevenção e tratamento do câncer de mama.

As palestras acontecem esta quarta (1) e quinta (2) no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, Piso L2, às 17h, e serão ministradas pelos mastologistas Darley Ferreira, Cristina Botelho, Rossano Araújo e pela nutricionista Andréa Menezes. No dia 27 de outubro as palestras serão no auditório do Instituto JCPM, numa parceria com Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria da Mulher- PE. Já no dia 28, haverá uma unidade móvel da Lacen-PE, no estacionamento externo do shopping, para coleta de exames citopatológicos gratuitos para aqueles que possuem carteira do SUS, além de aferição de pressão e glicemia.

Comentários

Outras notícias