Black Friday Ubannet

29/09/2016 às 10h38m - Atualizado em 29/09/2016 às 19h10m

Gestão do Bolsa Família em Timbaúba é reconhecida como uma das melhores do Brasil e concorrerá ao Prêmio Rosani Cunha

Em todo Brasil, 123 ações foram selecionadas, em Pernambuco apenas 3. O ‘Programa de Desenvolvimento Sócio Rural Terra Nossa’ desenvolvido pelo Prefeitura de Timbaúba está entre os mais eficientes.

O Programa de Desenvolvimento Sócio Rural Terra Nossa foi selecionado por dar apoio aos beneficiários do Bolsa Família nas comunidades rurais, oferecendo capacitações e oportunidades, reduzindo a pobreza e a desigualdade social.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) reconheceu praticas bem-sucedidas e inovadoras na gestão do Programa Bolsa Família no município de Timbaúba. O Programa de Desenvolvimento Sócio Rural Terra Nossa foi a ação selecionada para o Prêmio Rosani Cunha. Ação executada pelo Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que tem como titular, Vânia Lúcia Barreto, dá apoio as pessoas que recebem o Bolsa Família nas comunidades rurais, fazendo busca ativa e promovendo desenvolvimento social rural nos lugares mais pobres e onde se encontram as maiores desigualdades sociais.

Além disso, segundo informações de Luzanita Monteiro, gestora do Programa Bolsa Família, a Prefeitura Municipal de Timbaúba oferece capacitações e oportunidades para comercializações e negócios, o que inclui produtivamente gerando renda, reduzindo a pobreza e a desigualdade social. O Bolsa Família alcança 36.731 pessoas pobres no município.

O Programa Terra Nossa envolve ações integradas dos diversos setores do município e reúne especialistas de diversas áreas proporcionando debates acerca de temas referentes à educação sócio rural das comunidades, além de muitos outros eixos temáticos objetivando a redução da pobreza e melhoria das condições de vida.

Difere de outros programas sociais por não se limitar a enfrentar problemas específicos com ações dirigidas, mas sim combinar diferentes ações para reduzir as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento harmonioso e sustentável nas comunidades rurais do município.

O Governo Municipal de Timbaúba realizou diagnóstico sócio econômico e ambiental, e estruturou o Programa objetivando: Identificar necessidades de cada comunidade, desenvolver potencialidades levar cidadania e melhoria da renda, através de ações de inclusão produtiva; promover o desenvolvimento sócio econômico; oferecer os serviços sócio assistenciais in loco.

Realizou palestras em 21 comunidades rurais, conscientizou a população sobre os objetivos do programa, a identificou a origem do nome de cada comunidade, além dos problemas e potencialidades. 252 mulheres de diversas comunidades receberam capacitações na área de artesanato, respeitando as vocações já diagnosticadas. Também foram capacitados 252 jovens e mais 132 mulheres, sendo os primeiros na área de danças culturais e logo após para produção do prato típico de cada localidade.

Ao final das etapas foram realizados “intercâmbios” entre as localidades participantes, com o intuito de proporcionar uma maior interação entre as mesmas e como forma de exercitar as práticas realizadas durante o programa.

As comunidades Beneficiadas foram: Aningas, Bela Vista, Canafístula, Catucá, Coités, Cutias, Gravatá, Guabiraba, Lagoa do Meio, Limoeirinho, Mirador, Panorama, Patos, Queimadas, Santiago, São José do Livramento, Sossego, Usina Cruangi, Várzea do Carpina, Vila Cruangi e Xixá.

Em dezembro de 2013, foi realizada a I Exposição de Arte Rural - ExpoArt Terra Nossa, que objetivou criar espaço para geração de renda para as mulheres beneficiadas pelo Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, residentes nas comunidades rurais de Timbaúba. O evento aconteceu no Pátio da Igreja de Nossa Senhora da Conceição no Bairro de Mocós.

Resultados alcançados através do Programa Terra Nossa:

  • Identificou necessidades e potencialidades a serem desenvolvidas em cada comunidade.
  • Realizou ações de desenvolvimento rural e de garantia de direitos sociais, tais como acesso a informação e aos serviços da rede socioassistencial, o de inclusão produtiva e cultural.
  • Realizou diversas atividades em parceria com a rede municipal visando à otimização dos recursos naturais com o intuito de gerar renda e a auto sustentabilidade para a comunidade.

LEIA TAMBÉM:

Clique sobre a foto desejada para visualizar melhor.

Comentários

Outras notícias