Black Friday Ubannet

20/09/2016 às 10h27m - Atualizado em 20/09/2016 às 15h51m

Primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Timbaúba organizado pela OAB e Maçonaria é realizado com sucesso

Confira a opinião dos cinco postulantes ao Poder Executivo sobre a importância deste grande evento democrático que aconteceu no auditório da AABB na noite desta segunda-feira (19)

Todos os concorrentes foram igualmente sabatinados seguindo uma dinâmica e ordem cronológica iguais para todos.

Nesta segunda-feira (19), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Timbaúba e Loja Maçônica Obreiros do Norte realizaram um grande debate entre Dr. Jacinto Ferreira Lima (SD), Edvalmir Carteiro (PCB), Junior Rodrigues (PSB), Professor Gildeci (PSOL) e Ulisses (PSDB), candidatos que disputam o Executivo de Timbaúba. O evento democrático aconteceu no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, e teve como mediador Giorgio Bertino, Venerável da Loja Maçônica de Timbaúba, com início às 20 horas.

Seguindo a legislação eleitoral, o debate teve seis blocos, compostos por perguntas, respostas, réplicas e tréplicas dos participantes sobre suas propostas de campanha para o pleito de 2 de outubro. A ordem de apresentação dos candidatos foi sempre definida através de sorteio.

No primeiro bloco, o mediador fez a seguinte pergunta: Porque o senhor quer ser prefeito de Timbaúba? Todos cinco candidatos tiveram dois minutos para responder. A ordem de resposta foi definida por sorteio.

No segundo bloco, o candidato sorteado pôde escolher um participante para fazer uma pergunta. Neste bloco a pergunta durou 30 segundos, 2 minutos para resposta, 1 minuto para replica e 1 minuto para treplica.

No terceiro bloco, a organização elaborou cinco perguntas, e foi sorteado um candidato para responder e outro para comentar a resposta, e assim seguiu, todos responderam temas diferentes e tiveram a oportunidade de comentar. A pergunta durou 30 segundos, 2 minutos para resposta e o comentário 1 minuto.

No quarto bloco, repetiu-se o modelo do segundo bloco, onde o candidato sorteado pôde escolher um participante para fazer uma pergunta. Neste bloco a pergunta durou 30 segundos, 2 minutos para resposta, 1 minuto para replica e 1 minuto para treplica.

No quinto bloco, cinco representantes da sociedade constituída, previamente escolhidos pela comissão organizadora do debate, puderam fazer perguntas aos candidatos, também definidos por sorteio. O candidato perguntado teve direto a treplica.
As perguntas foram feitas por:

  • Helder Macedo - OAB Pernambuco
  • Professora Helda - Sintepe
  • Edson Alves - Representante dos músicos
  • Marcílio - Representante dos evangélicos
  • Aguinaldo Francisco - Representante da igreja católica

E por fim o sexto e último bloco, onde cada candidato teve 1 minuto para fazer suas considerações finais. Os temas mais debatidos nos seis blocos foram, saúde, educação e segurança.

Um fator importante que chamou muito atenção, foi a participação de um intérprete de língua de sinais (Libras), a organização do debate mostrou com isso que em um evento onde a democracia é ponto culminante, ninguém pode ficar de fora, isso chama-se inclusão.

Doutor Antônio Apolinário, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Timbaúba fala sobre o debate e a impotância das eleições no próximo dia 2 de outubro.

Após o término do debate realizado na AABB com todos os candidatos a prefeito de Timbaúba, os pleiteantes ao cargo falaram sobre o evento democrático que teve quase três horas de duração, com tempo igualitário e oportunidade para que todos pudessem falar e expor suas propostas para o eleitorado do município.

Confira as declarações dos candidatos logo após o fim do debate
(Nomes em ordem alfabética conforme posicionamento na urna)

Dr. Jacinto Ferreira Lima Nº 77
Partido: Solidariedade - SD


Edvalmir Carteiro – Nº 21
Partido: Partido Comunista Brasileiro - PCB


Júnior Rodrigues, Nº 40
Partido: Partido Socialista Brasileiro – PSB
Coligação: Frente Popular de Timbaúba


Professor Gildeci, Nº 50
Partido: Partido Socialismo e Liberdade - PSOL


Ulisses, Nº 45
Partido: Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
Coligação: A Verdadeira Mudança



Por Reginaldo Silva

Comentários

Outras notícias