Black Friday Ubannet

17/09/2018 às 14h28m

Paciente se emociona ao ser atendida por médico negro

Situação inédita na vida de Dona Eunice rendeu um relato que viralizou nas redes sociais do Dr. Fred Nicácio

rio_de_janeiro-medico_negroRelato de paciente emocionou internetReprodução/Facebook

O que seria uma simples consulta do Dr. Fred William Nicácio, em um hospital municipal de Conceição de Macau, no Rio de Janeiro, transformou-se em um relato que emocionou a internet e acabou viralizando. O profissional compartilhou a reação de uma paciente ao ser atendida, pela primeira vez em sua vida, por um médico negro. Em sua postagem, ele falou da emoção de ambos durante o atendimento. 

Em seu perfil pessoal do Facebook, o Dr. Fred compartilhou uma foto ao lado da paciente Eunice. Na legenda, escreveu: "Essa é a Dona Eunice, e no auge dos seus 74 anos, foi a primeira vez que foi consultada por um médico negro. Obrigado por me dar essa honra". O relato viralizou nas redes sociais.

Em entrevista ao G1, o médico, que é aluno do 6º ano de medicina da Unig, falou sobre a importância do momento: "Ela ficou com aquela carinha de admirada, de quem está vendo uma coisa muito especial, que o olhinho chegava a brilhar. Ela disse que queria tirar uma foto comigo, foi quando revelou que era a primeira vez que estava sendo atendida por um médico negro. Aí ela me ganhou, me desmanchou, e deu nisso daí". 

Dr. Fred também afirmou que tem consciência de seu lugar na luta contra o preconceito racial: "Eu assumo que eu tenho esse papel e agora ainda mais com essa exposição. Tenho uma responsabilidade com essas questões e chega a me emocionar saber que eu sou voz, uma voz para milhões de pessoas. Então, isso precisa mudar. Eu quero ser agente dessa mudança, e, se Deus quiser, serei". 

Comentários

Outras notícias