Black Friday Ubannet

30/08/2016 às 23h19m - Atualizado em 31/08/2016 às 07h39m

Profissionais de saúde da USF Cruzeiro II realizam palestra para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

As palestrantes contaram com a participação ativa dos presentes através de relatos de suas experiências com o hábito de fumar.

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, profissionais de saúde da Unidade de Saúde Familiar Cruzeiro II realizaram na segunda-feira (29) uma palestra com o tema: "29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Tabagismo". Participaram cerca de 30 pessoas, fumantes ativos, não fumantes e também não ativos que conhecem ou convivem com ativos.

As pessoas presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas as técnicas do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e relatar casos do dia-a-dia. As palestrantes Shirley, Suzete, Kallyne informaram ao Timbaúba Agora que contaram com a participação ativa dos presentes através de relatos de suas experiências com o hábito de fumar.

Abordaram entre outras coisas, as consequências do tabagismo e o mal que provoca as pessoas, foi lembrado também os sérios riscos na gestação, para a saúde da mãe e do bebê. Na oportunidade foi reforçado a busca dos fumantes para uma futura inserção ao Grupo de Tabagismo na USF Cruzeiro II.

O Ministério da Saúde alerta que, apesar da redução do número de fumantes, as doenças causadas pelo tabagismo acarretam aproximadamente 200 mil mortes por ano no Brasil. O tabaco é um fator importante no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como câncer e problemas pulmonares e cardiovasculares.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 e tem por finalidade conscientizar a população a respeito dos riscos do tabaco.

Por: Reginaldo A. Silva, da equipe do Timbaúba Agora

Comentários

Outras notícias