Black Friday Ubannet

30/08/2014 às 09h23m - Atualizado em 30/08/2014 às 11h12m

Presidente da Assembleia recebe Título de Cidadão do Recife

Natural de Timbaúba, na Zona da Mata Norte, Guilherme Uchoa está no quinto mandato no Parlamento Estadual

Proposto pelo vereador Eduardo Marques (PTB), a partir de agora o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco é o mais novo Cidadão do Recife. Nascido em Timbaúba, tem 67 anos, está no quinto mandato de deputado estadual e no quarto biênio consecutivo como presidente da Alepe. À frente da presidência da Assembleia desde 2007, comandou o governo do Estado por diversas vezes a convite do então governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo recentemente.

Eduardo Marques, autor da proposta, disse que Guilherme Uchoa priorizou ações como a expansão da Assembleia através da TV para o interior do Estado, bem como a mobilização para construção da nova sede do Legislativo, valorização dos servidores com implantação do Plano de cargos e salários. Ele já recebeu diversas homenagens entre elas a Condecoração Tiradentes do Tribunal regional Eleitoral, Medalha Joaquim Nabuco, da Alepe, Medalha Mérito Desembargador Nunes Machado do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Já é cidadão de Olinda, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Riacho das Almas, São Joaquim do Monte e Agrestina.

Eduardo Marques disse que se rendeu aos versos da canção que diz “amigo é para se guardar do lado esquerdo do peito”. Mas, pensou porque não guardar em outro local e foi à Biblia onde encontrou referências que o homem bom é um tesouro que se deve guardar no coração “e uma das maiores características de Uchoa é a de ser amigo”.

Em seu discurso de agradecimento pela honraria, Guilherme Uchoa lembrou que no decorrer de sua vida, desde o curso primário em escola pública do Recife, criou-se forte empatia entre ele e esta cidade. “Aqui me graduei em Direito, passei em concurso público, atuando como juiz de Direito nesta comarca. Depois mereci a confiança e apoio do eleitorado pernambucano, sendo eleito deputado estadual desde 1994”.

Guilherme Uchoa ressaltou que se encontrava na Câmara do Recife ao lado de políticos, empresários, familiares e amigos para vivenciarem juntos um momento marcante na vida dele, que era o de receber o Título de Cidadão recifense. “Sinto-me gratificado com tamanha honraria. Recife tão presente em minha formação acadêmica e na vida profissional. Cidade de lutas libertárias, que tão bem sabe acolher com calor e generosidade”.

Para ele a concessão da cidadania não reflete apenas a estima, a gentileza, um ato de simpatia do vereador Eduardo Marques e do povo do Recife. “Vai além, significa impor-me o compromisso de continuar trabalhando, lutando, como parlamentar ou como juiz aposentado, no sentido de defender posicionamentos, projetos e reivindicações do povo pernambucano e em especial recifense. Tudo isso devo a meu amigo Eduardo Marques”.

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa frisou que a relação médico paciente permite que se possa fazer uma avaliação das pessoas através da luta delas pela vida dos familiares. “Atendi ao pai de Guilherme Uchoa no hosital do Ipsep e pude ver a angústia dele em querer salvá-lo. Esse é o melhor curriculum de Uchoa, a luta pela vida do pai”.

Natural de Timbaúba, na Zona da Mata Norte, Guilherme Uchoa está no quinto mandato no Parlamento Estadual. À frente da Presidência da Casa desde 2007, já comandou interinamente o Governo do Estado, por duas ocasiões, em maio e outubro de 2007. Formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Uchoa também foi escrivão da Polícia Civil por dez anos. Bacharel em Direito pela UFPE, atuou como juiz em diversas comarcas. Em 1990, foi coordenador de propaganda eleitoral em Pernambuco e ocupou, ainda, o cargo de secretário de Assuntos Jurídicos em Itamaracá e Paulista.

Comentários

Outras notícias