Black Friday Ubannet

21/08/2017 às 17h42m - Atualizado em 22/08/2017 às 08h52m

Secretaria de Turismo de Pernambuco promove ações durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Atividades de lazer e de inclusão estão na programação

deficientes

Entres os dias 21 e 28 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empetur, preparou uma semana repleta de ações. A intenção é buscar cada vez mais a inserção desse público na sociedade, através de atividades educacionais, de lazer e informativas.

Na terça-feira (22), o projeto Horizonte Profissional será apresentado para alunos e professores da Escola Estadual Polivalente Compositor Antônio Maria, em Olinda. Todos, incluindo alunos com mobilidade reduzida e baixa visão, poderão conhecer os projetos “Praia Sem Barreiras” e o “Vem Ser Acessível”, promovidos pela Empetur, que promovem o banho de mar assistido para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e atualmente funciona em cinco praias: Boa Viagem, no Recife; Candeias, em Jaboatão do Guararapes; Porto de Galinhas, em Ipojuca; Sueste, em Fernando de Noronha e Praia de Tamandaré, em Tamandaré.

Já na quarta-feira (23), cerca de 15 usuários de cadeiras de rodas terão a oportunidade de participar de um passeio de Catamaran pelo Rio Capibaribe e pontes do Recife. Os interessados podem se inscrever através do telefone 3182-8174, das 8h as 12h e das 14 as 17h.

Na quinta-feira (24), será a vez do lazer. O Instituto dos Cegos e o Centro de Apoio ao Surdo de Pernambuco participarão da edição do projeto Horizonte Cultural, no museu Cais do Sertão. Na ocasião, as pessoas cegas e surdas visitarão o equipamento e contarão com áudio descrição e intérprete de libras. À noite, cerca de 70 pessoas com deficiência assistirão ao show do cantor Milton Nascimento no Teatro Guararapes, gratuitamente. A ação também faz parte do Projeto Horizonte Cultural.

“Estamos promovendo ações durante a Semana Nacional de Pessoa com Deficiência pois temos um compromisso com a causa, tanto para quem vista o Estado, quanto para quem vive nele. As atividades proporcionam às pessoas com deficiência opções de lazer e de informação, integrando-as e promovendo a inclusão na sociedade”, afirma o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carrerras.

No sábado (26), a programação continua com apresentações culturais, a exemplo da Banda Segnus, além de Show de Talentos com dança e manifestações culturais como o forró, frevo e samba. As atividades serão realizadas por pessoas com algum tipo de deficiência no Aeroporto Internacional do Recife.

Durante a semana, também serão anunciadas as inscrições para a o novo curso de Recepcionista de Eventos para pessoas com Síndrome de Down, desta vez em Petrolina, no Sertão pernambucano. Serão oferecidas 20 vagas na turma. As inscrições e as aulas estão programadas para o próximo mês de setembro. “Devido ao sucesso que foi o Curso de Recepcionista de Eventos para pessoas com Síndrome de Down no Recife, resolvemos expandir para outros destinos turísticos. Com isso, começamos a disseminar a questão da inclusão social em Pernambuco”, cometa Carreras.

O já consagrado Domingo na Arena, programação do fim de semana da Arena de Pernambuco, também entrará no circuito das ações da Semana da Pessoa com Deficiência. No domingo (20), o projeto receberá um estande da Empetur para entrega de folheteria dos projetos “Vem ser Acessível” e “Praia Sem Barreiras”. O estande estará montado com uma das cadeiras anfíbias utilizadas no banho assistido e a esteira de acesso ao mar. Além do espaço, a Arena de Pernambuco será palco de uma apresentação cultural das mães e filhos da Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR). Durante a edição especial do Domingo na Arena, o tour para conhecer o equipamento será gratuito para as pessoas com deficiência.

Ainda no domingo (20), durante a edição do “Recife Antigo de Coração”, no Bairro do Recife Antigo, a Empetur montará um estande nos mesmos moldes do que estará na Arena de Pernambuco para entrega de folheteria dos projetos “Vem ser Acessível” e do “Praia Sem Barreiras”.

Comentários

Outras notícias