Black Friday Ubannet

01/08/2016 às 22h49m - Atualizado em 02/08/2016 às 07h10m

Pernambuco celebra Semana Mundial da Amamentação

Estado ressalta importância da doação de leite materno. A Semana Mundial da Amamentação, celebrada de 1 a 7 de agosto.

Para chamar a atenção da população da importância do leite materno, desde 1992 é realizada a Semana Mundial da Amamentação, celebrada de 1 a 7 de agosto. Neste ano, o tema é "Amamentação. Faz bem para o seu filho, para você e para o planeta", que busca destacar, além dos benefícios para a saúde do bebê, a importância do ato para a mulher e para o meio ambiente.

De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano a amamentação é uma forma natural e de baixo custo de alimentar bebês, sem impacto no orçamento familiar. Por fornecer nutrientes de alta qualidade, é uma ação indispensável para prevenir a fome, a desnutrição e a obesidade. Também ajuda no desenvolvimento mental e cognitivo das crianças. A amamentação ainda implica em menos desperdícios em comparação com alimentação com fórmula infantil e afasta a necessidade do uso de utensílios extras, como mamadeiras.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do bebê. Segundo os órgãos, o alimento ainda evita diarreias, infecções respiratórias, diminui o risco de alergias.

A amamentação também ajuda a estreitar os laços entre a mãe e o bebê. Para a mulher, o ato torna-se um importante método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto e pode auxiliar na prevenção ao câncer de mama.

Comentários

Outras notícias