Black Friday Ubannet

28/07/2018 às 13h10m - Atualizado em 28/07/2018 às 14h02m

Unidade de saúde do Alto do Cruzeiro recebe equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para encerramento da campanha 'Julho Amarelo'

Os usuários participaram de palestras sobre o combate as hepatites virais e puderam realizar testes rápidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro I

julho_amarelo-encerramento_campanha

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro I para o encerramento da campanha 'Julho Amarelo', que representa o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais celebrado em 28 de julho.

Os usuários participaram de palestras sobre o combate as hepatites virais e puderam realizar testes rápidos na unidade de saúde. As atividades tiveram o objetivo de promover a prevenção da doença.

Essa ação é da Secretaria Municipal de Saúde e serve para conscientização da população em relação ao combate à hepatite que é a inflamação do fígado e que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas.

Entenda mais sobre o 'Julho Amarelo'

A Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:

  • Usar preservativo em todas as relações sexuais
  • Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings
  • Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure
  • Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas
  • Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

Comentários

Outras notícias