Black Friday Ubannet

14/07/2017 às 13h04m - Atualizado em 14/07/2017 às 15h05m

Canavieiros devem entregar embalagens de defensivos na usina Cruangi

A expectativa da Coaf/AFCP é a de que a maioria dos agricultores de cidades produtores de cana da região atendam o chamado.

usina_cruangi

Os fornecedores de cana da Zona da Mata Norte farão uma campanha ambiental voltada ao cuidado da natureza e à proteção do trabalhador.  A ação consiste na coleta e na retirada de circulação das embalagens vazias de defensivos agrícolas usados na propriedade rural. O objetivo é evitar o risco de contaminação dos rios, solos e das pessoas em contato com o material descartado. Os produtores devem entregar embalagens na usina Coaf/Cruangi (na área da balança de pesagem), em Timbaúba, na quarta-feira (26/07).

Este é o quarto ano da campanha. A iniciativa é da Associação dos Fornecedores de Cana de PE (AFCP), em parceria da Agência Estadual de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários (Arpan). A expectativa da Coaf/AFCP é a de que a maioria dos agricultores de cidades produtores de cana da região atendam o chamado.

“A cada campanha, batizada de campo limpo, tem crescido o número de participantes”, conta Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP e da Coaf/Cruangi. O dirigente informa que foi assim em 2013 e depois em 2015. Ele aproveita para lembrar que antes de levar as embalagens, os participantes precisam fazer a tríplice lavagem delas e depois furá-las.

Os participantes receberão da Arpan um certificado de entrega das embalagens. Este documento tem valor legal. Ele é reconhecido pela Adagro, sendo obrigatório ao produtor possuí-lo e apresentá-lo quando em futuras fiscalizações do Ministério do Trabalho e da própria Adagro nos seus engenhos. Tais fiscalizações visam coibir a prática do descarte irregular dos recipientes. Logo, além de proteger a natureza e pessoas, os participantes da campanha ainda estarão evitando as penalidades.

Comentários

Outras notícias