Black Friday Ubannet

06/07/2017 às 10h44m - Atualizado em 06/07/2017 às 10h46m

Produto Interno Bruto de Pernambuco cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2017

Desempenho de setores como agropecuária, indústria e serviços contribuiu para incremento do percentual, segundo a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa.

cana_de_acucar

No primeiro trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco foi de R$ 40,7 bilhões, o que equivale a um crescimento de 1,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O percentual foi divulgado nesta quarta-feira (5), pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa (Condepe/Fidem), vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag).

De acordo com as estatísticas levantadas pela Condepe/Fidem, o aumento do PIB do estado é decorrente do desempenho de setores como a agropecuária, indústria e serviços, que apresentaram crescimento de 12,3%, 6% e 0,6%, respectivamente. Segundo a Agência, os resultados positivos foram obtidos a partir do incremento de 48,6% apresentado pela agricultura, já que houve crescimento na produção de cana-de-açúcar, mandioca, feijão e milho.

No caso da indústria, o crescimento é explicado pelo desempenho positivo nos setores de produtos alimentícios e de equipamentos de transporte, que apresentaram aumentos de 8,8% e 57,1% na produção, respectivamente. Já no setor de serviços, as atividades de transportes, intermediação financeira e imobiliárias apresentaram, respectivamente, variações positivas de 3,5%, 13,5% e 3%.

De acordo com o presidente da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, ainda não é o momento de interpretar os números com otimismo, mas é preciso reconhecer que os dados dão fôlego para acreditar que Pernambuco está começando a sair da crise que afeta o país. Segundo ele, o PIB do estado neste ano de 2017 está projetado, até o momento, para um crescimento em torno de 0,5% e 1%, mas a expectativa é de que o percentual seja superado.

Comentários

Outras notícias