GB Bateiras

08/06/2017 às 09h35m - Atualizado em 09/06/2017 às 19h38m

Em Rio Formoso, hospital de Campanha atendeu 1.200 pessoas e fez seu primeiro parto

Ao todo, são 41 profissionais das Forças Armadas e da Prefeitura de Rio Formoso, entre clínico geral, pediatra, ortopedista, infectologista, técnicos de enfermagem, enfermeiros, e farmacêuticos.

hospital_de_campanha_do_exercito

Instalado desde o dia 2 de junho no município de Rio Formoso, por solicitação do Governo do Estado, o Hospital de Campanha do Exército realizou, na noite desta quinta-feira (08/06), seu primeiro parto. Ao dar entrada na unidade, já com dilatação completa, a gestante Andreza Maria foi atendida pela equipe de plantão, composta por um pediatra, um cirurgião e um clínico, além de um enfermeiro e três técnicos de enfermagem.

Maria Clara nasceu de parto normal, sem intercorrência, exatamente às 20h29, pesando 3,8 kg e saudável. Após o procedimento, as duas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Palmares, onde foram avaliadas pelo ginecologista e neonatologista e liberadas logo em seguida para retornar ao Hospital de Campanha.

“Sempre que atuamos em campanha, sabemos que essa é uma possibilidade real. Por isso, contamos com materiais e insumos para realização do parto normal e estamos prontos para atender as gestantes em casos de necessidade” explica a coordenadora do Hospital de Campanha do Exército, Coronel Sandra Andrade,

Após passar algumas horas em observação, a mãe e a criança foram liberadas para descansar em casa. Mesmo assim, na manhã de hoje, ambas já receberam a visita da coordenação do Hospital e de profissionais da Unidade de Saúde da Família que acompanhara a criança.

Na segunda semana da Operação Prontidão, o governador Paulo Câmara voltou ao município de Rio Formoso, na Mata Sul do Estado, para acompanhar o funcionamento do Hospital de Campanha. A unidade de saúde do Exército, que começou a atender no última sexta-feira (02), já contabiliza 1.200 atendimentos, entre consultas, exames, procedimentos e remoções. No local, são oferecidas consultas nas áreas de pediatria, ortopedia e clínica médica, além dos serviços de urgência e emergência.

“Eu quero agradecer ao Exército e à Prefeitura pelo apoio. O hospital está funcionando corretamente e a população está sendo muito bem assistida. Quando não dá pra atender aqui, é realizada a transferência de imediato para o hospital mais próximo. Então, essa estrutura está cumprindo sua missão, que é dar esse suporte à saúde de Rio Formoso, enquanto a gente planeja as soluções de curto e longo prazo, como a construção de um novo hospital”, assegurou o governador.

A unidade provisória realizou, até o momento, cerca de 649 consultas, 75 procedimentos médicos, 402 exames e diagnósticos, e 30 transferências. O equipamento conta com a atuação de equipes do próprio Exército e das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Ao todo, são 41 profissionais das Forças Armadas e da Prefeitura de Rio Formoso, entre clínico geral, pediatra, ortopedista e infectologista, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

A Secretaria Estadual de Saúde opera na garantia da manutenção dos estoques da unidade e da alimentação dos profissionais, além de estabelecer o fluxo de transferências para unidades da rede estadual nos casos de maior complexidade.

O Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, ressaltou que a unidade continuará atendendo Rio Formoso até que a situação se restabeleça. “A previsão é que permaneçamos aqui até que o sistema de saúde esteja adequado ao município. Até lá, continuaremos contando com a estreita colaboração entre o Exército, Força Aérea, Marinha, Governo do Estado e o município, somando esforços para atender a população, que é o nosso bem maior, nas melhores condições possíveis”, afirmou.

O governador Paulo Câmara aproveitou a passagem por Rio Formoso para agradecer também o apoio da população que tem colaborado com a doação dos donativos: “A gente vai conseguir atravessar esse momento com muito trabalho, dedicação e com a solidariedade dos pernambucanos”, frisou.

POSTO DE HIGIENE – Além do Hospital de Campanha, o município ainda conta com mais sete postos de Saúde da Família em funcionamento, e um Posto de Higiene exclusivo para atendimentos de urgência e emergência. Este último foi a primeira unidade de saúde a receber as vítimas das chuvas em Rio Formoso, e, atualmente, realiza cerca de 70 atendimentos por dia.

CATENDE – Após visitar o Hospital de Campanha, o governador Paulo Câmara seguiu com sua comitiva para o município de Catende, também na Mata Sul. Na cidade, Paulo conversou com a população e comandou ações estratégicas de continuidade à assistência já oferecida nas localidades mais atingidas pelas chuvas.

Comentários

Outras notícias