05/06/2014 às 17h18m

São Vicente Férrer realiza reunião para Formação do Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre Matas de Siriji

O encontro foi para iniciar a escolha das instituições que formação o Conselho Gestor da RVS Matas do Siriji

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco, conduziu os trabalhos. As principais atribuições do CG serão:
1. Elaborar o seu Regimento Interno;
2. Acompanhar a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC);
3. Buscar a integração da UC com as demais unidades e espaços territoriais especialmente protegidos e com o seu entorno;
4. Esforçar-se para compatibilizar os interesses dos diversos segmentos sociais relacionados com a UC;
5. Avaliar o orçamento da UC e o relatório financeiro anual;
6. Propor diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a relação com a população do entorno ou do interior da unidade.

A composição final do Conselho obedecerá à regra de paridade dos dois segmentos: órgãos públicos e sociedade civil, de acordo com o parágrafo 1º do artigo 35 da Lei nº 13.787, de 8 de junho de 2009.

Possivelmente os órgãos públicos que irão compor o CG, serão: CPRH; SEMAS; IBAMA; PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE FÉRRER; Prefeitura Municipal de Limoeiro (Proprietário da área da Mata); COMPESA; IPA e EMBRAPA. A Sociedade Civil será representada pela: IADS LOBO GUARÁ; AMATUR; ARCAM; UFRPE; UPE; CMDSVF; APEMASQ; Associação do Micro Agricultor da Vargem do Triunfo; Associação dos Pequenos e Médios Agricultores do Sítio Quatis; Associação dos Pequenos Agricultores do Siriji; AFCP (Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco); SINDAÇUCAR; SINDICAPE (Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco); FAEP (Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco); CODESF (Cooperativa para o Desenvolvimento Rural Sustentável de S. V. Ferrer); AMODEMAS (Associação dos Moradores Defensores da Mata Atlântica do Siriji); GBCM (Grupamento de Bombeiros Civis Municipais de S. V. Férrer) e COBH Goiana.

Está marcada uma próxima reunião para o dia 17 de julho, no auditório do Salão Paroquial, em São Vicente Férrer, a partir das 9h da manhã para homologar a criação do Conselho Gestor RVS Matas de Siriji.

Da assessoria

Comentários

Outras notícias