Black Friday Ubannet

01/06/2015 às 14h07m

Festa de Frei Damião termina com público de 70 mil fiéis no Recife

Na noite deste domingo, religiosos ainda participavam de missa. Público não atendeu as expectativas da organização, devido à crise.

Fiéis prestaram homenagens à Frei Damião neste domingo (Foto: Camila Torres / TV Globo)Fiéis prestaram homenagens a Frei Damião neste domingo

Milhares de pessoas de várias partes do Nordeste se dirigiram ao bairro do Pina, Zona Sul do Recife, neste domingo (31), para participar do encerramento da festa de Frei Damião. No fim da tarde, uma missa celebrada pelo frei Reginaldo Ferreira reuniu os devotos na área externa do Convento São Félix de Cantalice. Durante a manhã, houve show da cantora Joanna e missa com o arcebispo do Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido.

De acordo com a organização da festa de Frei Damião, cerca de 70 mil pessoas passaram pelo convento onde o religioso fez história. A expectativa inicial era de que 100 mil fiéis participassem do evento. A organização aponta a crise e a seca no interior nordestino como os principais motivos da diminuição dos romeiros, que tradicionalmente vêm de várias regiões do Nordeste.

Quem foi ao Convento foi pagar promessa e agradecer as graças alcançadas. Este ano, a celebração foi em torno dos 18 anos da morte de Frei Damião, o apóstolo do Nordeste. Desde que o religioso faleceu, a ordem dos capuchinhos promove festas em memória dele, a primeira realizada em maio de 1998, contando com o envolvimento dos frades, frequentadores do Convento São Félix, devotos e devotas de Frei Damião e de patrocinadores.

Frei Damião nasceu em Bozzano, na itália, em 5 de novembro de 1898. Aos 33 anos de idade, deixou o país europeu para ser missionário no nordeste brasileiro. O religioso dedicou os 66 anos de vida no Brasil para percorrer as cidades nordestinas, realizar missas e orações e ouvir confissões. O frei morreu no dia 31 de maio de 1997, no Recife, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Do G1 PE
Foto: Camila Torres / TV Globo

Comentários

Outras notícias