04/05/2017 às 22h16m - Atualizado em 05/05/2017 às 11h12m

Dia da Matemática: Jogos, oficinas e outras atividades movimentam o Espaço Ciência nos dias 5 e 6

As atividades do Dia Nacional da Matemática são preparatórias para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que ocorre em outubro, no país inteiro.

Nesta sexta-feira, 5 de maio, o Espaço Ciência antecipa o Dia Nacional da Matemática, com uma programação especial para os visitantes. Serão mais de 30 atividades, que englobam os experimentos permanentes, oficinas e jogos. A atividade se estende até o sábado, 6, e se insere na programação preparatória da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, tem como tema “A Matemática está em tudo”.

Sob a coordenação dos professores Marco Barone e André Meirelles, da UFPE, um grupo de futuros docentes, bolsistas do PIBID na ETE Lúcilo Ávila Pessoa, promove vinte atividades diferentes. São oficinas que mostram o quanto a Matemática pode ser divertida.

Que tal, por exemplo, usar os cálculos para fazer mágica e perceber a Matemática por trás dos truques e adivinhações? Ou construir formas geométricas usando palitos, elásticos, sabão e arame, entre outros materiais? Que tal medir sua altura de longe usando teodolito? Ou observar como a precisão matemática determina a qualidade da construção de uma pipa? Completam a programação jogos como Resta Um, Torre de Hanói, Dominó de Racionais, Cubo de Rubik, entre outros.

A equipe do Espaço Ciência também oferece atividades, que incluem os jogos matemáticos e os experimentos permanentes. O Xadrez gigante, os poliedros de Platão, o PI e o Plano Cartesiano são algumas das possibilidades. No mural da Ilusão de Ótica, os visitantes poderão aprender conceitos como os de anamorfose - representação de figuras que, quando observadas frontalmente, parecem distorcidas.

A relação entre a música e a matemática também poderá ser observada em experimentos como a Flauta de Pan e o Xilofone de Garrafas. Os ângulos e formas na propagação das ondas de som ou de luz poderão ser observados em experimentos como as Parábolas Acústicas ou o fogão solar.  

Em cada área do Museu, é possível observar a presença da matemática. “Na Trilha Ecológica, por exemplo, os visitantes podem perceber a simetria existente nas folhas, a relação matemática que existe no crescimento das plantas e reprodução de animais ou o equilíbrio perfeito que embasa as formas geométricas que compõem a natureza”, explica Claudiane Santos, da Gerência de Visitas.

A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO – As atividades do Dia Nacional da Matemática são preparatórias para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que é prevista em decreto de 2004 e ocorre em outubro, no país inteiro. Em Pernambuco, o evento é coordenado pelo Espaço Ciência e, no ano passado, o estado foi o segundo colocado nacionalmente em número de atividades promovidas.

Este ano, o tema da SNCT é “A Matemática está em tudo”. A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática: este ano, o país vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática e, em 2018, o Congresso Internacional de Matemáticos.

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA - Comemorado em 6 de maio, o Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao escritor, matemático e educador brasileiro Júlio César de Mello e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan.

O professor Júlio César usava histórias, jogos, problemas e desafios  para tornar a Matemática mais interessante para seus alunos.  Com o codinome Malba Tahan, publicou centenas de obras, sobretudo de Matemática, dos quais a mais conhecida é “O homem que calculava”. 

Comentários

Outras notícias