Black Friday Ubannet

01/05/2018 às 09h54m

1° de maio, Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado em vários países do mundo no dia 1° de maio. Neste dia, em 1940, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no Brasil.

unnamed_1

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, a data foi instituída no governo de Artur Bernardes, em 1925. Curioso notar que no dia 1.° de maio de 1940 o ex-presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país e, no mesmo dia em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho.

No dia 1.° de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no nosso país. Além disso, quando há aumento do salário mínimo, geralmente ocorre nessa data.

A data remete às conquistas dos trabalhadores durante a história, sendo considerado feriado em cerca de 80 países como Brasil, Portugal, Espanha, França, Rússia, Japão, dentre outros.

Origem

A origem do dia do trabalho deve-se à greve operária que ocorreu nos Estados Unidos na cidade de Chicago, em 1.º de maio 1886.

Os milhares de operários que se reuniram, organizados pela Federação Americana do Trabalho, lutavam por melhores condições de trabalho, redução de jornada (de 13 horas para 8 horas), aumento de salários, descanso semanal, férias, dentre outros.

Denominada de Revolta de Haymarket (Haymarket Affair), em 4 de maio de 1886, durante o confronto com a polícia, uma bomba explodiu resultando em mortos e inúmeros feridos.

Diante disso, em 1889 na França, foi instituído o Dia do Trabalho em homenagem às pessoas que perderam a vida lutando pelos seus direitos, que ficaram conhecidas como os “Mártires de Maio”.

Comentários

Outras notícias