Black Friday Ubannet

29/03/2018 às 13h11m - Atualizado em 31/03/2018 às 14h20m

Quatro cidades pernambucanas recebem Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres

Premiação reconhece trabalho de gestões de municípios que realizam políticas em favor das mulheres, visando promover a equidade nas relações de gênero.

alepe-premio_prefeitura_amiga_das_mulheres

Instituído pela Assembleia Legislativa, por meio da Resolução nº 1.213/13, o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres reconhece o trabalho de gestões de cidades pernambucanas que realizam políticas em favor das mulheres, visando promover a equidade nas relações de gênero. Na noite desta terça (27), a Alepe concedeu troféus e diplomas a representantes dos municípios de Arcoverde, no Sertão; Caruaru, no Agreste; Palmares, na Zona da Mata Sul; e da Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

A iniciativa considera a presença de mulheres em cargos de gestão, o aporte financeiro para projetos que beneficiem o gênero feminino e a realização de campanhas inovadoras na área. A existência de uma Secretaria Municipal da Mulher é pré-requisito para a cidade concorrer.

“O prêmio valoriza políticas que asseguram à parcela feminina acesso a cargos dos mais altos níveis, além de melhoria da atenção integral à saúde, ações de enfrentamento à violência, entre outras”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), que coordenou a Reunião Solene.

A presidente da Comissão de Defesa da Mulher, Simone Santana (PSB), discursou em nome dos parlamentares. “Os quatro municípios vencedores estão na dianteira no que se refere à promoção dos direitos das mulheres”, enfatizou. A deputada também enumerou algumas das iniciativas desenvolvidas pelas cidades.

“Arcoverde dá aula de participação feminina na política”, disse Santana, citando como exemplos os projetos “Artesãs Empreendedoras”, “Escritório de Defesa da Mulher”, entre outros. Sobre Caruaru, a parlamentar lembrou ser a segunda vez que o município vence o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. Ela elencou a Lei Nascer Bem (contra a violência obstétrica), o Programa Mergulhando na Saúde e a Feira da Mulher Empreendedora como trabalhos de destaque.

03-27-solene-kc-15Palmares, segundo a socialista, criou um mecanismo para garantir que os serviços públicos e a informação cheguem às moradoras de toda a cidade: a Secretaria da Mulher Itinerante. “Com criatividade e empenho, a pasta vem fazendo um bonito trabalho que pode servir de exemplo para toda a região.” Em relação à Ilha de Itamaracá, a deputada salientou a atuação da Secretaria Executiva da Mulher, “que trabalha sistematicamente para promover o debate sobre a violência contra o sexo feminino no município”.

Em discurso na tribuna, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, disse que o reconhecimento da Alepe é motivo de grande satisfação para a população local. “Isso representa o nosso comprometimento com a gestão pública”, garantiu.

Premiação – Por indicação de Priscila Krause (DEM), a Alepe entregou troféu e diploma à prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; por sugestão de Eduíno Brito (PP), à prefeita Madalena Britto; ao prefeito de Palmares, Altair Bezerra da Silva, por proposição de Simone Santana e Clodoaldo Magalhães (PSB); e, por iniciativa de Uchoa, ao prefeito de Itamaracá, Mosar Tato, representado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Germano Andrade.

Comentários

Outras notícias