Black Friday Ubannet

01/03/2019 às 21h18m

Já de pé, Galo da Madrugada declara aberta a folia no Recife

Símbolo do maior bloco do mundo, boneco gigante do Galo da Madrugada já está a postos convidando os foliões para o carnaval na capital pernambucana.

galo_da_madrugada_2019

Grande anfitrião do carnaval do Recife, a alegoria gigante do Galo da Madrugada, mundialmente reconhecido como o maior bloco do mundo, já está a postos convidando os foliões para a folia na capital pernambucana. Depois de uma megaoperação de montagem iniciada na terça-feira (27) o boneco amanheceu de pé nesta sexta-feira (1º) na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife. Este ano, Galo gigante homenageia os artesãos e foi elaborado com a ajuda de 50 pessoas, entre funcionários da prefeitura e artistas da Bomba do Hemetério, Zona Norte da cidade.

A alegoria do Galo, o dono da folia, muda toda a lógica da cidade: desde a terça-feira (26), a Ponte Duarte Coelho, por onde circula a maioria dos ônibus que passam pelo Centro, está interditada, alterando a rotina de milhares de pessoas que transitam pelo coração do Recife. E, como de costume, a revelação do boneco causou reações controversas entre os opinadores de plantão.

Entre os recifenses que acompanham a tradição da montagem da alegoria, houve quem festejasse o Galo de 2019 como o mais bonito até hoje, enquanto outros reclamavam e enumeravam defeitos. A indústria de memes, é claro, se refestelou: da comparação do bico do boneco com o de um tucano a gozações com relação aos trajes, apontando as semelhanças das roupas do boneco com um lençol de retalhos, as referências ao maior dos símbolos da folia pernambucana inundou a internet.

O visual do boneco para 2019 é pra lá de antenado com as tendências da moda na roupa em tons neon. A crista cacheada, concebida o artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável pela criação da alegoria, é uma justa referência ao tipo de cabelo da maioria dos brasileiros.

Do portal OP9

Comentários

Outras notícias