Black Friday Ubannet

25/02/2015 às 15h17m - Atualizado em 25/02/2015 às 15h23m

Hospital Agamenon Magalhães pede doação de leite materno

Qualquer mulher saudável e com produção em excesso de leite pode fazer a doação

O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, convoca mães que produzam leite em excesso para doar o insumo à unidade. O banco da instituição está em nível crítico, com 24 litros, suficientes apenas para quatro dias.

O leite possui anticorpos e fatores de proteção contra doenças que são essenciais para o desenvolvimento de bebês prematuros e de baixo peso internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e no alojamento Canguru.

O HAM precisa de seis litros por dia. Qualquer mulher saudável e com produção em excesso pode fazer a doação. Se a doadora residir na Região Metropolitana do Recife (RMR), não é preciso se deslocar até a unidade, pois uma equipe do hospital pode ir até a casa dela para levar potes de coleta ou recolher o alimento. O agendamento é feito pelo telefone (81) 3184-1690.

No processo de coleta, a mulher deve higienizar as mãos antes e proteger a boca e a cabeça com um lenço. O insumo pode ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café.

“Basta levar uma panela com água ao fogo e quando começar a ferver, colocar os potes. Eles devem ser retirados em 15 ou 20 minutos depois. O papel que vem na parte interna da tampa também precisa ser retirado antes de todo o processo”, explica a coordenadora do Banco de Leite do HAM, Dulcinete Pinheiro.

No vidro esterilizado, o leite ordenhado pode ser armazenado no freezer para que dure até 15 dias. Dulcinete Pinheiro também lembra que doações de potes de vidro com tampas de plástico também são aceitas.

Além do Agamenon Magalhães, há bancos de leite em oito hospitais no Recife, no Agreste e Sertão do Estado, a exemplo do Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste da capital pernambucana, o Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, e o Hospital Dom Malan, em Petrolina.

Há, ainda, quatro postos de coleta de leite, localizados na Maternidade Arnaldo Marques, no Ibura, na Zona Sul do Recife, Maternidade Barros Lima, na Encruzilhada, na Zona Norte, Uniame, na Boa Vista, Centro, e no Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão.


Com informações do Jornal do Comércio

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Comentários

Outras notícias