Black Friday Ubannet

19/02/2016 às 10h19m - Atualizado em 19/02/2016 às 10h31m

Alunos da Rede Estadual de Educação participam da Olimpíada de Matemática em Harvard, Estados Unidos

O embarque aconteceu nesta quinta-feira (18), no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre Guararapes. A Olimpíada acontecerá no dia 20 de fevereiro.

Seis estudantes e uma professora da Rede Estadual de Educação estão de malas prontas para participar da Olimpíada de Matemática do Ensino Médio da Universidade de Harvard-MIT (HMMT), em Cambridge, nos Estados Unidos. O grupo recebeu, nesta segunda-feira (15), as passagens aéreas, custeadas pelo Governo do Estado, além de camisas personalizadas. O embarque aconteceu nesta quinta-feira (18), no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre Guararapes. A Olimpíada acontecerá no dia 20 de fevereiro.

A turma, única que representará o Brasil na competição, é formada por alunos de três Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM). São elas: Sizenando Silveira, Arnaldo Carneiro Leão e Padre Osmar Novaes. “Nós temos paixão pela Matemática. Começamos a pesquisar sobre a Olimpíada e encontramos depoimento de um participante de São Paulo. Nossa inscrição foi feita no último dia e começamos a correr atrás dos nossos objetivos”, diz Giovanni Rodrigues, estudante do EREM Padre Osmar Novaes.

A expectativa entre os jovens é muito grande. “A maior experiência dessa viagem, além da participação na Olimpíada, vai ser a bagagem cultural que iremos trazer para o Brasil e mostrar que os sonhos dos estudantes da rede estadual podem ser realizados”, afirma João Victor Targino, do EREM Arnaldo Carneiro Leão, e um dos incentivadores do grupo. O resultado da seleção foi divulgado na semana do ENEM. “Foi muita emoção”, completa.

A professora que acompanhará o grupo, Nilciede Cruz, ficou emocionada com o convite dos estudantes. “Primeiro veio o susto. Foi tudo de última hora e muito corrido. Mas, recebi o convite com muita alegria, pois a escolha deles demonstra a confiança em mim. Fico muito agraciada por fazer parte deste sonho”, comenta a professora.

Para Fred Amancio, secretário de Educação do Estado, os jovens são muito merecedores dessa conquista. “Vai ser uma experiência bastante interessante na vida destes estudantes. Mais do que premiar todo o empenho deles é saber que esse esforço vai incentivar outros jovens. Quem sabe não transformamos o Sizenando Silveira, Arnaldo Carneiro Leão e o Padre Osmar Novaes em escolas com referência em Matemática?”, questionou.


Da Assessoria de Comunicação
Foto: Ademar Filho

Comentários

Outras notícias