Black Friday Ubannet

18/02/2019 às 21h44m - Atualizado em 18/02/2019 às 21h49m

Piloto de avião precisa arremeter para não colidir com outra aeronave em Noronha; Veja vídeo

A situação ocorreu nesse domingo (17) no Aeroporto de Fernando de Noronha. Embora assustadora, a manobra é considerada normal

susto
Informações: JC Online
 
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra um avião da Azul taxiando pela pista e outro da Gol se aproximando para pousar no Aeroporto de Fernando de Noronha nesse domingo (17). Por conta da aeronave que estava na pista, o piloto do avião que se aproximava para pousar precisou arremeter, ou seja, como se o avião estivesse decolando novamente, mas sem entrar em contato com o solo, para evitar o encontro das duas aeronaves.

Assista ao vídeo

Embora pareça assustadora, a manobra não é considerada de risco. Por meio de nota, a Gol informou que o voo G3 1862 fazia o trecho Recife-Fernando de Noronha e o comandante da aeronave possuía visualização do avião que taxiava pela pista. A companhia aérea disse também que "a arremetida é um processo operacional normal" e que o pouso foi realizado com segurança após a liberação da pista.

Também por meio de nota, A Azul, empresa da aeronave que taxiava pela pista, reafirmou o que a Gol havia dito sobre o processo de arremeter. "A Azul ressalta que a arremetida é um procedimento previsto nas operações de pouso", a companhia disse.


 

Veja a íntegra das notas das companhias aéreas e da Força Aérea Brasileira (FAB): 

- Sobre o episódio de ontem (17) em Fernando de Noronha, a Azul ressalta que a arremetida é um procedimento previsto nas operações de pouso.

- A GOL informa que o voo G3 1862, que fazia o trecho Recife-Fernando de Noronha na tarde de ontem, precisou descontinuar a aproximação em virtude da indisponibilidade da pista por ocupação de outra aeronave naquele momento. Durante todo o procedimento de aproximação, o Comandante tinha contato visual com a aeronave que ainda taxiava pela pista. A GOL reitera que a arremetida é um procedimento operacional normal. Após a liberação da pista, o Comandante efetuou nova aproximação, pousando às 16h39, em total segurança.

- A arremetida registrada no aeródromo de Fernando de Noronha (PE), no domingo (17/02), ocorreu dentro dos padrões de segurança das regras de tráfego aéreo. A situação foi classificada como normal.
Importante esclarecer que o serviço de tráfego aéreo prestado no local é o de Serviço de Informação de voo. Nesta modalidade, o operador de estação aeronáutica fornece às aeronaves todas as informações necessárias à operação segura, a fim de que o piloto decida, em qualquer fase do voo, qual o procedimento será utilizado e inclusive em qual pista irá realizar a decolagem ou o pouso.
As aeronaves estavam em coordenação via rádio e não houve risco nenhum aos envolvidos no caso.
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Comaer) informou que o piloto recebe todas as informações necessárias para decidir qual procedimento deve usar em cada situação.

Comentários

Outras notícias