Black Friday Ubannet

09/02/2018 às 21h01m - Atualizado em 11/02/2018 às 09h57m

Com atraso de quase 12 horas, galo gigante fica de pé no Centro do Recife

Galo gigante pesa 3,5 toneladas. Fim da montagem estava previsto para as 6h desta sexta-feira (9), mas chuva e ajustes na estrutura provocaram atraso. Público aguardou ansioso para ver a alegoria.

carnaval-galo_da_madrugada 

Informações: G1 PE

A expectativa chegou ao fim. Depois do atraso de quase 12 horas por causa da chuva que caiu na madrugada e no início da manhã desta sexta-feira (9), a alegoria gigante do galo ficou pronta por volta das 17h30. Agora, ele reina de forma soberana na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife.

Com seus mais de 30 metros de altura e 3,5 toneladas, a escultura está pronta para enfeitar a cidade, que abre oficialmente os festejos carnavalescos às 19h. Em 2018, o galo homenageia o folião. Carrega uma sombrinha de frevo e tem milhares de penas pintadas em estrutura de PVC. A escultura começou a ser montada na quinta-feira (8).

Outra novidade é a plataforma na qual foi colocada a alegoria, de onde sairão balões com trechos de frevos famosos. São canções cantadas por Nena Queiroga e Jota Michiles, os homenageados da festa de Momo do Recife em 2018.

O galo gigante é uma homenagem da cidade ao Clube de Máscaras Galo da Madrugada, que chega aos 40 anos em 2018. Os criadores da alegoria também idealizaram um a iluminação especial, para garantir que os recifenses e turistas possam tirar fotos mesmo à noite.

carnaval_galo

Conheça mais do Galo da Madrugada e sua história

Não é necessário comprar camisa ou ter qualquer custo para participar. Mas, muitos foliões preferem fugir da aglomeração e curtir o desfile com mais segurança e conforto nos camarotes que existem no percurso.

O Galo da Madrugada é considerado o maior bloco de Carnaval do Mundo. Seu desfile acontece sempre no primeiro sábado de Carnaval. Os foliões costumam chegar ao Galo da Madrugada logo pela manhã, às 7:00. O horário de saída do bloco acontece entre 9:30 e 10:00.

O tradicional Galo da Madrugada, bloco que invade as ruas do Recife durante o Carnaval e arrasta milhares de pessoas todos os anos, já foi considerado o maior bloco carnavalesco do mundo.

O Galo da Madrugada surgiu sem muita pretensão, em um pequeno desfile de um clube de máscara criado por amigos em 1978. Em 1991, o Galo já se transformava, em seu 14º ano de carnaval, na maior agremiação de Pernambuco.

Mas foi em 1995 que o Galo levou o título de maior bloco carnavalesco do mundo (Guinness Book) com mais de um milhão e meio de foliões. São 40 anos desde o primeiro bloco com cerca de 70 foliões até o fenômeno atual que reúne mais de 2 milhões de pessoas. O Galo tornou-se Patrimônio Imaterial de Pernambuco, através de lei assinada pelo ex-governador do estado, Eduardo Campos (em memória).

Se dependesse da família do Galo, o bloco cresceria cada vez mais, porém, devido a questões de segurança e pelo fato da cidade não comportar mais pessoas, o crescimento é inviável.

trajeto do Galo da Madrugada começa em frente ao Forte das Cinco Pontas, e segue em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), e passa também nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes.

Comentários

Outras notícias