Black Friday Ubannet

01/02/2017 às 19h33m

Secretaria de Defesa Social não vai mais divulgar estatísticas diárias de homicídios

A decisão de mudar a metodologia acontece justamente no momento em que o Estado registra aumento significativo no número de assassinatos.

Após dez anos, a Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu criar uma nova metodologia para contabilizar os homicídios registrados em Pernambuco. O assunto está sob estudo do novo gestor de estatísticas da pasta de segurança pública. Desde o início do mês, os números deixaram de ser divulgados diariamente no site oficial da SDS – o que tem chamado a atenção e sido alvo de críticas, principalmente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE).

A decisão de mudar a metodologia acontece justamente no momento em que o Estado registra aumento significativo no número de assassinatos. No ano passado, mais de 4.400 homicídios foram contabilizados. Entre os anos de 2013 e 2016, a taxa de assassinatos por 100 habitantes também registrou aumento considerável.

A promessa da SDS é de que até a próxima semana os números consolidados de janeiro sejam divulgados. Mas ficou decidido que isso só acontecerá, publicamente, uma vez por mês. Desde o início do programa Pacto pela Vida, as estatísticas eram atualizadas diariamente, no site da SDS, trazendo mais transparência à situação da violência no Estado.

Nos próximos dias, após a avaliação e decisão sobre a nova metodologia em estudo, a pasta deve divulgar detalhes de como os homicídios serão agora contabilizados.

Do JC Oline

Comentários

Outras notícias