Black Friday Ubannet

31/01/2017 às 03h05m

Empresário pernambucano está mais confiante na economia que o restante do país

Segundo o levantamento, analisado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), o número é superior ao índice nacional

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentou desempenho positivo no Estado, chegando aos 53,0 pontos no mês de janeiro acima da linha divisória de confiança.

Segundo o levantamento, analisado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), o número é superior ao índice nacional, que apresentou um crescimento de 2,1 pontos no primeiro mês do ano de 2017, registrando 50,1 pontos.

Thobias Silva, gerente do Núcleo de Economia e Negócios Internacionais da FIEPE, disse que a melhora na confiança pode ser resultado de uma série de fatores, entre eles os recentes anúncios de medidas para recuperar o desempenho da economia do país e das empresas no final do ano passado.

“Outro fator que tem impulsionado a retomada da confiança é a expectativa de novos cortes nas taxas de juros SELIC em função da redução gradual dos índices inflacionários”, completa.

O estudo apresentou alta também no Índice das Condições Atuais no Estado de Pernambuco, que marcou 44,3 pontos, um aumento de 2,1 pontos.

A elevação no índice foi resultado do crescimento de todos seus subcomponentes.

O índice de condição da economia brasileira alcançou 41,2 pontos, registrando a maior elevação entre os subcomponentes, com expansão de 6,8 pontos na comparação com o mês anterior.

Os subcomponentes referentes à condição do estado e das empresas atingiram, respectivamente, 37,8 pontos e 46,9 pontos no estudo, apresentando um aumento de 2,7 pontos e 0,9 ponto.

O ICEI analisou ainda a expectativa dos empresários industriais pernambucanos para os próximos seis meses, que mostrou leve aumento de 0,6 ponto chegando a marcar 57,4 pontos na pesquisa, indicativo de confiança na atividade industrial para os próximos meses.

Comentários

Outras notícias