Black Friday Ubannet

30/01/2014 às 06h46m - Atualizado em 22/03/2014 às 16h18m

Estado cria Reservas Ecológicas com 70 mil hectares no Vale do São Francisco

Serra do Areial, Riacho Pontal e Parque Tatu-Bola serão tema de audiência pública e reunião com prefeitos da região, em Petrolina

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas realiza, em Petrolina, nesta quinta-feira (30), consulta pública para a criação das primeiras Unidades de Conservação (UCs) de proteção integral no Vale do São Francisco. Tratam-se do Parque Estadual Serra do Areial, com 1.600 hectares, e o Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com 4.627 hectares, localizados numa área da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a 38 quilômetros do centro da cidade.


Também nesta quinta-feira o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, o secretario executivo Helvio Polito e o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, Carlos Andre Cavalcanti se reunirão com os prefeitos de Petrolina, Julio Lóssio; de Lagoa Grande, Donikson Amorim e com a prefeita de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa para discutir a criação do Parque Estadual Tatu-Bola, com mais de 60 mil hectares de extensão. Será a maior reserva estadual da Caatinga.

Segundo o secretário Sérgio Xavier, a ação consolida a estratégia de ampliação de unidades de conservação em todo o Estado – de 2011 a 2013 houve um aumento de 230% na área de proteção integral, na Mata Atlântica e Caatinga. “Com essa iniciativa no Vale do São Francisco, estamos multiplicando por sete a extensão das áreas protegidas, reforçando nossa estratégia na Caatinga, onde já criamos também as unidades de conservação da Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, da Serra da Canoa, no município de Floresta e da Serra do Cachorro em São Caetano”, afirma.

Depois da consulta pública, a proposta será encaminhada ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA) para aprovação final, no próximo dia 13 de fevereiro. Em seguida será nomeado o Conselho Gestor, com representantes de todos os órgãos envolvidos, incluindo integrantes da população local, para a elaboração do Plano de Manejo que apontará as potencialidades da área e deverá ficar pronto ainda este ano.

A princípio, a idéia é que além da preservação da fauna e da flora na Região, as novas UCs agreguem valor ao turismo ambiental na Região e o Parque, por exemplo, torne-se uma referência temática, um atrativo a mais para trilhas e outras experiências desse porte.

Além da SEMAS, CPRH, e Codevasf, a Prefeitura de Petrolina é mais um parceiro da iniciativa.

Perfil - As Unidades de Conservação Serra do Areial e Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal fazem parte de área de Reserva Legal destinadas à compensação ambiental. A vegetação compreende diversas espécies de arbustos e arbóreas. Na fauna, há muitas espécies de anfíbios, répteis, mamíferos, aves e peixes.

SERVIÇO:
O que: Consulta pública para criação das primeiras Unidades de Conservação no Vale do São Francisco
Quando: 30 de Janeiro de 2014 (Quinta-feira)
Hora: 9H
Local: Auditório do Icozeiro Codevasf, Fazenda Pontal, Petrolina-PE


Com informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS)

Comentários

Outras notícias