Black Friday Ubannet

27/01/2014 às 04h17m - Atualizado em 27/01/2014 às 23h42m

Detran aumenta para 8 de fevereiro prazo limite para vistorias em veículos escolares

No Ciretran de Timbaúba as vistorias acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas

Vistoria são obrigatórias e serão realizadas na Região Metropolitana e no Interior

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) aumentou até 8 de fevereiro de 2014 o prazo limite para a realização de vistorias nos veículos de transporte escolar. As vistorias, que devem ser realizadas obrigatoriamente a cada semestre, acontecem na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Ao todo, 1500 veículos de transporte escolar estão registrados em Pernambuco.

Na RMR, as vistorias acontecem aos sábados, das 8h às 14h, na Unidade de Táxi e Cletivos (Duat), localizada na BR 101m bairro da Iputinga. Já no interior, as vistorias acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h, nas Ciretrans de Goiana, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Carpina, Timbaúba, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Belo Jardim, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Araripina, Ouricuri, Pesqueira, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro.

Neste ano, dispositivos de visibilidade dianteira e traseira, que podem ser espelhos ou retrovisores, serão exigidos nos municípios de Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Moreno e Petrolina. Para que os veículos sejam aprovados na inspeção, eles devem estar registrados na categoria de passageiro, apresentar uma faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseira do veículo, com o nome ESCOLAR em preto.

No caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores devem ser invertidas. Além do equipamento registrador instantâneo de velocidade (Tacógrafo), e certificado do tacógrafo (inspecionado pelo INMETRO), o transporte escolar deve possuir todos os requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Contran.

Apenas motoristas habilitados nas categorias “D” ou “E” e com idade superior a 21 anos poderão conduzir os veículos escolares. A licença também só será concedida aos condutores que tenham feito, e sido aprovados, em um curso especializado e que não tenham cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses.

As pessoas que venham a conduzir um veículo escolar sem portar autorização para a condução serão multadas em R$ 127 reais e terão a carteira apreendida.

Os interessados podem obter maiores informações através do link.


Com informações da Folha PE

Comentários

Outras notícias