23/01/2015 às 15h02m

Maracatu Feminino Coração Nazareno participa de prévia do Carnaval do Recife

O Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno é um importante projeto da AMUNAM – Associação das Mulheres de Nazaré da Mata

A cidade do Recife recebe neste sábado (24), pela primeira vez na programação das prévias carnavalesca da Rua da Moeda, apresentação cultural do Maracatu de Baque Solto Feminino Coração Nazareno, da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata – (AMUNAM).

O Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno é um importante projeto da AMUNAM – Associação das Mulheres de Nazaré da Mata, o chamado projeto “Cultura é coisa nossa”, fundando em 08 de Março (Dia Internacional da Mulher), com o intuito de resgatar a cultura do folguedo local, que dá a Nazaré da Mata o título de – Capital Estadual do Maracatu de Baque Solto. O projeto conta com a participação direta de 72 mulheres; dos oito aos 85 anos de idade.

O Maracatu Coração Nazareno é um importante símbolo de resistência feminina de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. Pioneiro nas lutas pelos direitos das mulheres e pela cultura pernambucana.

Através do projeto “Cultura é coisa nossa” – o Maracatu Coração Nazareno conseguiu minimizar os altos índices de violência contra as mulheres: as drogas, a prostituição-infanto juvenil; incentivar o vínculo familiar, abrir debates sobre as políticas públicas; promover a iniciação profissional, através da confecção das indumentárias.

As fantasias das caboclas de lança do Coração Nazareno expõem à beleza e o colorido feito à mão pelas brincantes; roupas, estandarte, e chapéus. Ao todo, o peso chega a 20 kg.

As músicas que compõe o dois CDs lançados do maracatu, abordam os principais temas de luta da AMUNAM – violência, gênero, cidadania e outros.

O Maracatu Coração Nazareno é umas das formas que a AMUNAM - encontrou para levar a delicadeza, a leveza, feminilidade e a fortaleza da mulher a um ambiente formado prioritariamente por homens.
A história do Maracatu já foi contada por vários autores e autoras: são cinco livros lançados, várias matérias de jornais e TVs, um filme gravado por uma cineasta da Holanda e dois documentários para produtoras independentes de vídeos.

Em 2007, o Maracatu Coração Nazareno se tornou Ponto de Cultura através de um convênio firmado entre o governo de Pernambuco e Ministério da Cultura.

No ano seguinte, a música: Eu peço a Deus, Pai dos Pais, composta pelo Coração Nazareno foi vencedora do Prêmio Cultura Popular nas Ondas do Rádio, coordenado pela Rede Criar Brasil.

Recentemente, o Maracatu Coração Nazareno ganhou reconhecimento pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC), através do Prêmio Cultura Populares.

Serviço
Maracatu Feminino Coração Nazareno
Email: [email protected]
Telefone (81) - 3633-1008

Comentários

Outras notícias