Black Friday Ubannet

18/01/2018 às 20h03m - Atualizado em 10/04/2018 às 08h49m

Descaso: Escola da comunidade de Xixá em Timbaúba está completamente abandonada pela prefeitura

Após protestos em frente a PMT em outubro de 2017, a Secretaria de Educação informou que a Escola Nossa Senhora de Fátima passaria por reformas, mas até o momento as obras não tiveram início.

escola_xixa

Moradores da comunidade de Xixá, zona rural do município de Timbaúba, estão revoltados pelo descaso que vem passando a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Escola essa que leva educação e dignidade aos moradores da comunidade rural há mais de 50 anos.

escola_xixa2_1 escola_xixa4

Fotos: Professor João Marcelo

Pais de crianças revoltadíssimos com a atitude da Prefeitura de Timbaúba entraram em contato com o site Timbaúba Agora e denunciaram o abandono. Nas imagens, percebe-se as instalações da escola toda deteriorada.

Salas sem portas. Proteções de janelas e portas arrancadas. Buracos nas paredes. As portas que restaram estão danificadas. Um verdadeiro desrespeito com a população de Timbaúba. E tudo isso sem respostas por parte do Poder municipal.

protesto-xixaNo dia 11 de outubro de 2017, aproximadamente 80 pessoas, entre moradores e alunos, foram para frente da Prefeitura de Timbaúba pedir explicação ao prefeito Ulisses Felinto após ficarem sabendo do fechamento da escola.

A resposta veio no mesmo dia por parte da Secretaria de Educação. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a secretária municipal de educação, Gilvanete Dias, disse que a Escola Nossa Senhora de Fátima não seria fechada, e sim, passaria por um processo de licitação para uma grande reforma.

Segundo a gestora, a escola precisa melhorar e ficar mais segura para que possa dar mais dignidade aos estudantes da comunidade. Um alivio momentâneo para a população da localidade.

escola_xixa5 escola_xixa3

Mês de novembro e dezembro de 2017 se passaram e nada foi feito. O ano de 2018 chegou e as esperanças se renovaram...Tudo ilusão. Mais da metade do mês de janeiro se passou e até o momento nenhuma reforma foi iniciada. 

Em vídeo no mês de outubro de 2017, a secretária de educação de Timbaúba, Gilvanete Dias, disse que a Escola Nossa Senhora de Fátima não seria fechada. Três meses se passaram e as reformas não começaram.

Confira:

 

Durante a visita da equipe do Timbaúba Agora, vários moradores da comunidade fizeram a mesma pergunta sobre essa situação lamentável: "Será que seremos 'obrigados' a levar nossos filhos para estudarem em localidades distantes mais uma vez?''. Lembrando que a comunidade de Xixá fica a mais de 10 quilômetros de distância da zona urbana.

As aulas da Rede Municipal de Ensino terão início no dia 19 de fevereiro. Antes, no dia 15 será realizada uma reunião pedagógica interna. E no dia 16 de fevereiro acontecerá uma palestra.

Leia também:

ICMS Socioambiental

Lembrando que a comunidade de Xixá possui uma grande reserva florestal. Mediante a isso, no ano de 2017 o município de Timbaúba recebeu quase R$ 800 mil do ICMS Socioambiental. Esses recursos são para ações que visem a preservação das florestas, da diversidade biológica e manutenção dos mananciais. A educação nessas comunidades também é beneficiada com esses recursos oriundos do Governo de Pernambuco.

Texto: Renato Melo/Timbaúba Agora
Fotos: Professor João Marcelo

Comentários

Outras notícias