Black Friday Ubannet

13/01/2014 às 20h41m

Governo de Pernambuco vai ajudar na recuperação do Centro Cultural Lia de Itamaracá

O centro, criado pela própria cirandeira em 2006, funciona como um espaço de encontros culturais, recebendo, além da tradicional Ciranda de Lia

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, comprometeu-se na reconstrução do Centro Cultural Estrela de Lia, localizado na Praia das Jaguaribe, em Itamaracá, que desabou, na última quinta-feira em virtude das fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife. Lia foi recebida na tarde desta segunda-feira (13), na Sede Provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda, pelo secretário de Cultura, Marcelo Canuto, e pelo secretário executivo de Articulação Política da Casa Civil, Yves Ribeiro.

O centro, criado pela própria cirandeira em 2006, funciona como um espaço de encontros culturais, recebendo, além da tradicional Ciranda de Lia, um leque de atividades socioculturais gratuitas, a exemplo de oficinas de percussão e de confecção de instrumentos, cerâmica artesanal e shows de artistas locais, entre outros. No final do ano passado, Lia foi reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado de Pernambuco.

De acordo com o secretário de Cultura, Marcelo Canuto, já foi destacado um engenheiro para realizar uma avaliação no local e presentar um projeto que resgate o espaço que Lia utiliza para suas apresentações e outras atividades socioculturais. “Recuperar esse espaço é mais que uma obrigação do Governo do Estado por tudo que Lia de Itamaracá representa no cenário cultural pernambucano”, afirmou.

Comentários

Outras notícias