Black Friday Ubannet

12/01/2014 às 13h41m

Nazaré da Mata: Outra granada de morteiro é entregue à Polícia Federal

O item foi entregue por uma mulher residente em Carpina e estava num sítio em Nazaré da Mata.

A Polícia Federal (PF) recebeu, pela quinta vez, uma granada de morteiro 81mm de uso exclusivo do Exército Brasileiro. O item foi entregue por uma mulher residente em Carpina, na Mata Norte de Pernambuco. A identidade dela foi mantida em sigilo conforme prevê a política estabelecida na campanha do desarmamento. Segundo o órgão, a mulher informou que o artefato pertencia a seu pai que colecionava antiguidades e já faleceu. Após ver uma reportagem na televisão sobre os perigos da granada ela resolveu entregá-la. A granada estava num sítio em Nazaré da Mata e fica em cima de sua estante, servindo como decoração.

De acordo com a PF, o artefato, mesmo antigo, pode conter em seu interior substância explosiva que em contato com faísca de fogo, superaquecimento através do calor exagerado ou impacto provocado por queda, poderia provocar sua detonação. A granada será analisada por peritos criminais federais do esquadrão antibombas da PF para análise de sua letalidade. Após a avaliação ela será enviada para o Exército para ser destruída.

Segundo o órgão, todos os artefatos entregues tinham substância explosiva em seu interior o que poderia ter provocado uma explosão de grande proporção. Por ser um tipo de munição, a granada não rende idenização.

Quem tiver tais granadas devem ligar para o número 2129-6295 a fim de que seja agendada uma visita dos militares até o local para retirada do objeto explosivo.A Campanha do Desarmamento incentiva a entrega voluntária de armas com indenizações que variam de R$ 150 a R$ 450 dependendo do tipo e do calibre. Após 882 dias de campanha do desarmamento já foram entregues 6.201 armas e 12.380 munições, o que corresponde a 7 armas entregues por dia e 49 armas a cada semana e 196 por mês. As armas e calibres de munições mais entregues em Pernambuco são 1º revólveres, 2º espingardas e 3º pistolas, já as munições são as de calibre. 38.

Com informações da Polícia Federal

Comentários

Outras notícias