Black Friday Ubannet

04/01/2014 às 09h56m - Atualizado em 04/01/2014 às 10h12m

Oficina Brennand abre espaço para atuação de novos artistas

Ateliê do artista plástico Francisco Brennand oferece espaço físico para realização de projetos culturais

A Oficina Brennand, ateliê do artista plástico Francisco Brennand e também uma das atraçoes turísticas do Recife, abre o ano de 2014 com a intenção de mudar a sua relação com a cidade. Ao menos essa é a ideia ventilada pela nova gestora cultural do espaço, Helena Viktoria Brennand, filha do pintor e ceramista. Embora o local já seja utilizado há anos para recepções de casamentos e eventos diversos, neste ano, está prevista uma abertura maior do local para que outros artistas possam utilizar o espaço.

Uma das benfeitorias que podem servir de interlocução entre a Oficina e esse público mais amplo é o teatro Deborah Brennand, uma das benfeitorias presentes nas dependências da oficina e hoje destinada ao aluguel a eventos. “Muita gente nem sabe que existe um teatro aqui, e queremos que os artistas da cidade se apropriem desse espaço. Mostras de vídeos, palestras, oficinas e apresentações são algumas das alternativas de uso”, afirma Helena. Segundo a produtora, outro espaço disponível para novos usos é o Estádio, um galpão com 1.300 metros quadrados de área construída.

Ainda de acordo com Helena, o objetivo dessa abertura é fazer com que artistas e um número mais amplo de pessoas entrem em contato com o legado deixado por Francisco Brennand. “Recife não sabe quem ele é, não entende a sua linguagem, mas isso não é culpa do público. Falta uma maior aproximação educacional sobre o significado da obra de Brennand. Muitas pessoas desconhecem a sua carreira como pintor. Meu papel é pensar projetos que levem esse esclarecimento à sociedade”.

INTERNET
Outra ação prevista para 2014 é a reformulação do site da Oficina Brennand. Na nova página, prevista para entrar no ar ainda este ano, artistas da cidade vão ajudar a abastecer a página com imagens em vídeo, fotos e produção de novos textos. “Já que a acessibilidade é um pouco remota, o site pode ajudar as pessoas a conhecer a obra de Francisco Brennand”, afirma Helena. Arquivos escritos pelo próprio Brennand e a fortuna crítica do artista, produzida por nomes como João Cabral de Melo Neto, Carlos Pena Filho, João Câmara e Ariano Suassuna, também estarão disponíveis.

OFICINA BRENNAND
A Oficina Brennand foi fundada em 1971 nas ruínas de uma olaria, localizadas nas terras do engenho Santos Cosme e Damião, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. O local era uma antiga fábrica de tijolos e telhas herdada por Francisco Brennand e hoje exibe maisa de 2 mil peças, entre esculturas e pinturas.

NÚMEROS
15 mil metros quadrados de área construída
Média de 2.500 visitantes por mês
Teatro Deborah Brennand - 128 lugares
Preço do ingresso para visitantes: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Horário de funcionamento: 8h às 16h de segunda a sexta; fechado aos sábados, domingos e feriados

Com informações do Diário de Pernambuco

Comentários

Outras notícias