Timbaúba Agora
social facebook social twitter social google plus
PUBLICIDADE
banner

A Bandeira


A Cidade


A cidade de Timbaúba foi fundada em 1879, quando foi desmembrada do município de Itambé. Localiza-se na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil, a uma latitude 07º30’19” Sul e a uma longitude 35º19’06” Oeste, estando a uma altitude de 102 metros. Sua população estimada em 2007 pelo IBGE era de 51.526 habitantes e possui uma área territorial de 298,51 km².

Limites

Ao Norte com o estado da Paraíba, ao Sul com o município de Vicência, a Leste com os municípios de Ferreiros, Aliança e Camutanga e a Oeste com o município de Macaparana. Situado a 98 km do Recife, capital de Pernambuco, e a 76 km de João Pessoa, capital da Paraíba, a menos de 400 km de Maceió, em Alagoas, e Natal, no Rio Grande do Norte.

Acessos

  • Rodoviário – fácil para todo Norte e Nordeste, através da BR 408, PE 82 e PE 89
  • Ferroviário – através da CFN, que liga o porto de Recife e Suape em Pernambuco com os estados da Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão.

Serviços urbanos 

A cidade possui a maioria das ruas calçadas, rede telefônica fixa e móvel, internet banda larga, água encanada, Correios, coleta de lixo e energia.

Cultura

Timbaúba é um importante polo cultural de Pernambuco, destacando-se durante o Carnaval e no São João.

 

Formação administrativa


O Município de Timbaúba, divide-se em, zona urbana e zona rural, sendo esta última subdividida em 04 (quatro) distritos rurais a seguir denominados: Cruangi, Livramento do Tiúma, Catucá e Queimadas.

O prefeito Marinaldo Rosendo, em parceria com o Governo do Estado, está implantando um distrito industrial no município com 100 ha, que contará com toda infraestrutura necessária (água, energia, telefone, ruas calçadas).

Visando a consolidação deste distrito industrial e o desenvolvimento do município e do Estado, os governos municipal e estadual estão oferecendo incentivos fiscais e terrenos para as empresas que queiram se estabelecer no local. Algumas empresários já demonstraram interesse pelo projeto, faltando apenas detalhes para a concretização da instalação na cidade.

Com a implantação do distrito industrial, o município já ganhou seu primeiro investimento, a Unidade de Fios de Timbaúba (UNIFIT), empresa do Grupo Unimetal, fabricante de fios de poliéster. Serão investidos neste complexo da UNIFIT cerca de R$ 57 milhões, com expectativa de geração de 1.200 empregos, sendo 300 diretos e 900 indiretos.

Foi construída e entregue pelo governador Eduardo Campos, a primeira escola técnica de Timbaúba, sendo mais uma parceria com o governo estadual. A unidade já está capacitando o povo timbaubense, qualificando profissionais para atuarem no mercado de trabalho, em processo de expansão com a instalação do distrito industrial. Com isso o cidadão não precisa mais sair de sua terra natal para ganhar a vida.

Também em parceira com o governo estadual, foi entregue a Academia da Cidade, localizada no bairro de Jardim Guarany, que vai trazer a população desse bairro e também bairros vizinhos, saúde e lazer com qualidade.

Em parceria com empresas de consultoria privadas, são feitas orientações e elaborações de projetos para captar recursos junto ao BNDES e ao Banco do Nordeste.

 

Perfil Econômico


O município de Timbaúba possui várias propriedades rurais de pequeno e médio porte que produzem cana-de-açúcar, inhame, macaxeira, batata doce, banana, mandioca, feijão, milho, além da criação de gado.

Na área industrial, as duas principais unidades são a Usina Cruangi, que produz açúcar e álcool, e a Moagem Maracanã, que produz alimentos. Timbaúba conta também com pequenas indústrias de calçados, alimentos e artesanatos, onde são empregadas milhares de pessoas. Também sobre sua influência, a Usina Central Olho d’água em Camutanga, a IMPLANOR, indústria de máquinas e implementos agrícolas situada em Aliança.

A cidade tem uma forte atividade comercial, destacando-se nas seguintes áreas:

  • Eletrodomésticos e móveis
  • Venda automotiva
  • Comércio atacadista
  • Artesanato de rede, o que deu à cidade o título de “Terra da Rede”

Timbaúba dispõe de uma excelente rede de ensino, tanto pública quanto privada. Conta ainda com uma instituição de ensino superior privada, que oferece cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia.

Na cidade estão instaladas três unidades hospitalares, sendo duas municipais e uma privada. Além de 18 postos de saúde, localizados nas comunidades, adiantando assim o atendimento primário a população. Foi criada a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que tem como objetivo ministrar palestras, fazer acompanhamentos nas comunidades através de fisioterapeutas, psicólogos, etc.

Timbaúba é a única cidade da Mata Norte incluída no Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil em Pernambuco. O acorddo, assinado pelo governador Eduardo Campos e o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, prevê a liberação de R$ 10 milhões por parte do Governo Federal para ações voltadas à prevenção de óbitos de crianças em 26 cidades de todas as regiões do estado.

Parceria - Em parceria com o Instituto de Medicina Integral (IMIP), a Prefeitura de Timbaúba está promovendo a estruturação do hospital municipal, para que os timbaubenses voltem a nascer na cidade.

 

Geografia


Relevo

O município de Timbaúba encontra-se na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. O relevo é movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Os solos variam com a altitude. Nas Superfícies suave onduladas a onduladas, ocorrem os Planossolos, medianamente profundos, fortemente drenados, ácidos a moderadamente ácidos e fertilidade natural média. Nestas altitudes também ocorrem solos Podzólicos, que são profundos, textura argilosa, e fertilidade natural média a alta. Nas elevacões ocorrem os solos Litólicos, rasos, textura argilosa e fertilidade natural média. Planossolos, medianamente profundos, imperfeitamente drenados, textura média/argilosa, moderadamente ácidos, fertilidade natural alta e problemas de sais surgem nos Nos Vales dos rios e riachos. Verfica-se ainda afloramentos de rochas.

Vegetação

A vegetação nativa é composta por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, típicas do agreste.

Hidrografia

O município de Timbaúba encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Goiana.

Rios e riachos do município de Timbaúba que fazem parte da bacia do rio Capibaribe mirim
Margem esquerda: Afluentes: Riacho Mulungú, Rio Tiúma, Riacho Boqueirão, Riacho Lopes ou Laje, Riacho Massaranduba
Margem direita: Afluentes: Riacho Três Pocinhos, Riacho Pindoba, Rio Cruangi Subafluentes: Rio Xixá, Rio Mascarenhas, Riacho Coités

Barragem do Tiúma

Com capacidade de 6.109.159.m³ é formada pelo rio Tiúma cuja nascente é no povoado de Pirauá pertencente ao município de Macaparana. Após a barragem o rio Tiúma deságua no rio Capibaribe Mirim nas imediações da Fazenda Santa Luzia.

Esta barragem é responsável por 80% do abastecimento de água do município de Timbaúba.

 

HINO


Salve ó terra dos morros, querida
Tu que brilhas, heril, soberana
De teus filhos mostrando a grandeza,
Aureolada de luz sobre-humana

Estribilho
Timbaúba altaneira
És formosa e varonil
Segue à frente, terá amada
Para a glória do Brasil

Tuas pontes, teu rio perene
Dos teus nomes a doce verdura
Nos transfundem nas almas serenas,
Todo encanto e fulgor da natural

Sob o pálio de Deus, protetor
Deslumbrando, com luzes e glória
És, nas lides ideais da cultura,
Timbaúba, um cantar de vitória

Nobre gleba, onde o povo não teme
Qualquer luta se apresente,
De nobreza és escudo bem forte,
Consagrando ao amor, permanente!

 

Fonte: http://www.timbauba.pe.gov.br/

Comentários

VISITANTES
FACEBOOK
PUBLICIDADE
ADAT
Produtos Carreteiro
Dr José Barbosa
Timbaúba Agora
Redes Sociais
facebookFacebook
twitterTwitter
google plusGoogle+
Contato
  • Email: timbaubaagora@gmail.com
  • Telefone: (81) 9267-8948
  • Telefone: (81) 9445-1863
Desenvolvido por:
  • Órbita desenvolvimento web